Este projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar o impacto do curso "Redação Brilhante" nas práticas de letramento e na cultura escrita dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias. O foco está no desempenho desses alunos na redação do Enem entre 2012 e 2021. A pesquisa busca compreender como a participação nesse programa influenciou a preparação dos alunos para o exame nacional, além de investigar sua contribuição para a cultura escrita e o letramento dos estudantes. O objetivo também é identificar oportunidades de melhoria nas práticas pedagógicas e como ferramenta de avaliação. O referencial teórico-metodológico abrange a coleta e análise de dados, estudos do referencial teórico e análise de documentos, incluindo dados do Inep sobre o desempenho do IFMA Caxias no Enem. Apesar de algumas lacunas nos dados, os resultados indicam uma melhora significativa no desempenho dos estudantes, especialmente após a implementação do programa. Com uma média de 50 alunos por aula e um elevado nível de satisfação dos participantes, a análise comparativa entre os períodos antes e durante a vigência do programa revelou um progresso notável no desempenho dos estudantes nas redações do Enem. Esses resultados destacam a importância de iniciativas como essa na promoção das habilidades textuais dos estudantes, preparando-os de maneira abrangente para os desafios acadêmicos e profissionais.