QUE NOME DAR AO QUE ESTOU SENTIDO? NOMEANDO AS EMOÇÕES ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109151 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 3265 "titulo" => "QUE NOME DAR AO QUE ESTOU SENTIDO? NOMEANDO AS EMOÇÕES ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS." "resumo" => "O presente resumo consiste em relatar uma vivência proposta em uma escola pública, no município de Caucaia- CE. O público alvo foram crianças na faixa etária de 5 anos, crianças de duas turmas do infantil 5. A vivência surgiu a partir de uma roda de conversa na qual as crianças relataram sentir algo, porém não sabiam que nome dar. Partindo desse questionamento as professoras selecionaram as histórias da coleção sentimentos e emoções, do autor James Misse, histórias que relatam sobre os sentimentos: tristeza, raiva, medo e felicidade. A metodologia consistiu em uma vez por semana no momento da contação de história as crianças escolherem uma das histórias da coleção, a professora lia, em seguida era feito uma conversa para as crianças se expressarem sobre em que momentos sentiam o sentimento relatado na história, após esse tempo as crianças eram convidadas a usarem, diferentes materias, como canetinhas, lápis de cores, giz de cera, tintas e pincéis para registarem o que tinham relatado. Essa proposta foi vivenciada no início do ano letivo entre o período de fevereiro a março de 2022. Após essa vivência observamos que as crianças passaram a usar no dia-a-dia, em seu vocabulário o nome das emoções, que nos momentos de conflitos ou choro perguntavam aos colegas o que estavam sentindo. Ressaltamos que essa vivência, possibilitou as crianças serem ouvidas ativamente, expressarem suas emoções através da oralidade, ampliando seu vocabulário, assim como, a expressão também através da representação com diferentes materias, incentivou a criatividade, a expressividade e primordialmente o acolhimentos ao vivido, ao que é sentido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3265_TB414_17042024191001.bin" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DA SILVA PAIVA PESSOA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA PESSOA" "autor_email" => "andreasppessoa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109151 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 3265 "titulo" => "QUE NOME DAR AO QUE ESTOU SENTIDO? NOMEANDO AS EMOÇÕES ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS." "resumo" => "O presente resumo consiste em relatar uma vivência proposta em uma escola pública, no município de Caucaia- CE. O público alvo foram crianças na faixa etária de 5 anos, crianças de duas turmas do infantil 5. A vivência surgiu a partir de uma roda de conversa na qual as crianças relataram sentir algo, porém não sabiam que nome dar. Partindo desse questionamento as professoras selecionaram as histórias da coleção sentimentos e emoções, do autor James Misse, histórias que relatam sobre os sentimentos: tristeza, raiva, medo e felicidade. A metodologia consistiu em uma vez por semana no momento da contação de história as crianças escolherem uma das histórias da coleção, a professora lia, em seguida era feito uma conversa para as crianças se expressarem sobre em que momentos sentiam o sentimento relatado na história, após esse tempo as crianças eram convidadas a usarem, diferentes materias, como canetinhas, lápis de cores, giz de cera, tintas e pincéis para registarem o que tinham relatado. Essa proposta foi vivenciada no início do ano letivo entre o período de fevereiro a março de 2022. Após essa vivência observamos que as crianças passaram a usar no dia-a-dia, em seu vocabulário o nome das emoções, que nos momentos de conflitos ou choro perguntavam aos colegas o que estavam sentindo. Ressaltamos que essa vivência, possibilitou as crianças serem ouvidas ativamente, expressarem suas emoções através da oralidade, ampliando seu vocabulário, assim como, a expressão também através da representação com diferentes materias, incentivou a criatividade, a expressividade e primordialmente o acolhimentos ao vivido, ao que é sentido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3265_TB414_17042024191001.bin" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DA SILVA PAIVA PESSOA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA PESSOA" "autor_email" => "andreasppessoa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }