O presente trabalho apresenta um estudo sobre a importância da afetividade para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil. Assim sendo, o estudo tem como objetivo geral analisar a influência da afetividade na relação entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem da Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: identificar como a afetividade pode interferir no processo de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil e verificar o papel do educador mediante a efetividade e o conteúdo na Educação Infantil. O estudo defende que o afeto e inteligência são partes indissociáveis integrantes para qualquer atividade, assim, a relação de afeto entre professor e aluno é fundamental em vários aspectos, principalmente para o sucesso da aprendizagem. Já em relação as metodologias utilizadas, foram a investigação de natureza qualitativa, de cunho descritiva, de caráter bibliográfico. Utilizou-se a pesquisa de campo através de observações e da aplicação de um questionário estruturado distribuídos entre os participantes da pesquisa. Foi realizado em uma escola municipal de Teresina-PI. Os resultados obtidos mostram que a afetividade é um elemento imprescindível na qualidade do ensino, estabelecendo, assim, relações positivas para o sucesso do aprendizado.