Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO OS PRINCÍPIOS DA TERMOLOGIA: CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DE UM TERMÔMETRO CASEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3293
    "inscrito_id" => 11780
    "titulo" => "EXPLORANDO OS PRINCÍPIOS DA TERMOLOGIA: CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DE UM TERMÔMETRO CASEIRO"
    "resumo" => "No âmbito do 7º ano do Ensino Fundamental do Espaço Cultural Ananias Caetano, na cidade de João Câmara–RN, foi desenvolvido um projeto para aprimorar os conceitos de termologia através da produção de um termômetro de álcool. O objetivo da iniciativa não era apenas obter conhecimento teórico, mas também fazer uso do conhecimento em situações práticas. A questão enfrentada foi a necessidade de melhorar a compreensão dos alunos dos conceitos de termologia. Para resolver esse problema, foi necessário encontrar uma abordagem mais prática e participativa. O projeto foi justificado pela necessidade de oferecer aos alunos uma experiência real, despertando seu interesse na disciplina e promovendo um aprendizado mais significativo. A metodologia adotada consistiu na divisão da turma em cinco grupos, cada um responsável pela pesquisa, produção e apresentação de um termômetro de álcool. Os estudantes foram orientados a investigar os princípios físicos envolvidos no funcionamento do dispositivo, bem como a sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, evidenciados pela participação ativa dos estudantes em todas as etapas do projeto. Nas apresentações dos grupos, foi possível perceber que não apenas entenderam os conceitos envolvidos, mas também tinham a habilidade de aplicar as ideias. Os estudantes aprenderam sobre temas como dilatação térmica, escalas termométricas e transferência de calor durante as apresentações. O desenvolvimento de habilidades sociais e trabalho em equipe também foi beneficiado pela interação entre os alunos. Em conclusão, os estudantes tiveram uma experiência enriquecedora com o projeto. Finalmente, foi possível observar um grande aprimoramento dos conceitos de termologia, o que mostra que a iniciativa foi bem-sucedida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11780_TB3293_23042024155520.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO EVERTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO EVERTON"
    "autor_email" => "ejoao2080@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3293
    "inscrito_id" => 11780
    "titulo" => "EXPLORANDO OS PRINCÍPIOS DA TERMOLOGIA: CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DE UM TERMÔMETRO CASEIRO"
    "resumo" => "No âmbito do 7º ano do Ensino Fundamental do Espaço Cultural Ananias Caetano, na cidade de João Câmara–RN, foi desenvolvido um projeto para aprimorar os conceitos de termologia através da produção de um termômetro de álcool. O objetivo da iniciativa não era apenas obter conhecimento teórico, mas também fazer uso do conhecimento em situações práticas. A questão enfrentada foi a necessidade de melhorar a compreensão dos alunos dos conceitos de termologia. Para resolver esse problema, foi necessário encontrar uma abordagem mais prática e participativa. O projeto foi justificado pela necessidade de oferecer aos alunos uma experiência real, despertando seu interesse na disciplina e promovendo um aprendizado mais significativo. A metodologia adotada consistiu na divisão da turma em cinco grupos, cada um responsável pela pesquisa, produção e apresentação de um termômetro de álcool. Os estudantes foram orientados a investigar os princípios físicos envolvidos no funcionamento do dispositivo, bem como a sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, evidenciados pela participação ativa dos estudantes em todas as etapas do projeto. Nas apresentações dos grupos, foi possível perceber que não apenas entenderam os conceitos envolvidos, mas também tinham a habilidade de aplicar as ideias. Os estudantes aprenderam sobre temas como dilatação térmica, escalas termométricas e transferência de calor durante as apresentações. O desenvolvimento de habilidades sociais e trabalho em equipe também foi beneficiado pela interação entre os alunos. Em conclusão, os estudantes tiveram uma experiência enriquecedora com o projeto. Finalmente, foi possível observar um grande aprimoramento dos conceitos de termologia, o que mostra que a iniciativa foi bem-sucedida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11780_TB3293_23042024155520.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO EVERTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO EVERTON"
    "autor_email" => "ejoao2080@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No âmbito do 7º ano do Ensino Fundamental do Espaço Cultural Ananias Caetano, na cidade de João Câmara–RN, foi desenvolvido um projeto para aprimorar os conceitos de termologia através da produção de um termômetro de álcool. O objetivo da iniciativa não era apenas obter conhecimento teórico, mas também fazer uso do conhecimento em situações práticas. A questão enfrentada foi a necessidade de melhorar a compreensão dos alunos dos conceitos de termologia. Para resolver esse problema, foi necessário encontrar uma abordagem mais prática e participativa. O projeto foi justificado pela necessidade de oferecer aos alunos uma experiência real, despertando seu interesse na disciplina e promovendo um aprendizado mais significativo. A metodologia adotada consistiu na divisão da turma em cinco grupos, cada um responsável pela pesquisa, produção e apresentação de um termômetro de álcool. Os estudantes foram orientados a investigar os princípios físicos envolvidos no funcionamento do dispositivo, bem como a sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, evidenciados pela participação ativa dos estudantes em todas as etapas do projeto. Nas apresentações dos grupos, foi possível perceber que não apenas entenderam os conceitos envolvidos, mas também tinham a habilidade de aplicar as ideias. Os estudantes aprenderam sobre temas como dilatação térmica, escalas termométricas e transferência de calor durante as apresentações. O desenvolvimento de habilidades sociais e trabalho em equipe também foi beneficiado pela interação entre os alunos. Em conclusão, os estudantes tiveram uma experiência enriquecedora com o projeto. Finalmente, foi possível observar um grande aprimoramento dos conceitos de termologia, o que mostra que a iniciativa foi bem-sucedida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.