Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE CAMPOS DE JULIO – MT

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111739
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4082
    "inscrito_id" => 11888
    "titulo" => "CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE CAMPOS DE JULIO – MT"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma análise da interconexão entre clima organizacional escolar e a cultura organizacional. Ao compreender as relações entre clima organizacional e cultura, os gestores escolares e educadores podem promover um ambiente mais saudável, motivador e produtivo. Teve-se como objetivo diagnosticar os fatores relacionados à cultura e ao clima organizacional em uma Escola Estadual da cidade de Campos de Júlio/Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de quanti qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, disponíveis no google forms. Participaram da pesquisa, Técnicos Administrativo, Apoio/Nutrição e Infraestrutura/limpeza. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados demonstraram que: 58,4% dos participantes sempre ou quase sempre se sentem tratados com respeito; 91,7% se sentem confortáveis em sua equipe de trabalho; 66,7% acreditam que o relacionamento entre os servidores é bom ou ótimo; 63,7% consideraram o ambiente de trabalho bom ou ótimo; 75% consideram como boa sua própria condição de saúde física e 50% consideram como boa sua própria saúde emocional; 50% declararam que confiam na organização dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho, 33,3% declararam que confiam na eficiência dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho e por fim, 83,3% manifestaram satisfação com a atividade exercida na escola. Destaca-se que a temática da pesquisa no âmbito escolar é importante para a gestão, mas ainda pouco estudada e aplicada no cenário da Educação Básica Pública. Sugere-se novas pesquisas com maior número de participantes em outras unidades escolares, assim pode-se traçar planos de ações e intervenções para escolas públicas no que tange à cultura organizacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11888_TB4082_08052024180601.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CEZAR DE LARA"
    "autor_nome_curto" => "JULIO LARA"
    "autor_email" => "juliocezar.lara@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111739
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4082
    "inscrito_id" => 11888
    "titulo" => "CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE CAMPOS DE JULIO – MT"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma análise da interconexão entre clima organizacional escolar e a cultura organizacional. Ao compreender as relações entre clima organizacional e cultura, os gestores escolares e educadores podem promover um ambiente mais saudável, motivador e produtivo. Teve-se como objetivo diagnosticar os fatores relacionados à cultura e ao clima organizacional em uma Escola Estadual da cidade de Campos de Júlio/Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de quanti qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, disponíveis no google forms. Participaram da pesquisa, Técnicos Administrativo, Apoio/Nutrição e Infraestrutura/limpeza. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados demonstraram que: 58,4% dos participantes sempre ou quase sempre se sentem tratados com respeito; 91,7% se sentem confortáveis em sua equipe de trabalho; 66,7% acreditam que o relacionamento entre os servidores é bom ou ótimo; 63,7% consideraram o ambiente de trabalho bom ou ótimo; 75% consideram como boa sua própria condição de saúde física e 50% consideram como boa sua própria saúde emocional; 50% declararam que confiam na organização dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho, 33,3% declararam que confiam na eficiência dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho e por fim, 83,3% manifestaram satisfação com a atividade exercida na escola. Destaca-se que a temática da pesquisa no âmbito escolar é importante para a gestão, mas ainda pouco estudada e aplicada no cenário da Educação Básica Pública. Sugere-se novas pesquisas com maior número de participantes em outras unidades escolares, assim pode-se traçar planos de ações e intervenções para escolas públicas no que tange à cultura organizacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11888_TB4082_08052024180601.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CEZAR DE LARA"
    "autor_nome_curto" => "JULIO LARA"
    "autor_email" => "juliocezar.lara@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise da interconexão entre clima organizacional escolar e a cultura organizacional. Ao compreender as relações entre clima organizacional e cultura, os gestores escolares e educadores podem promover um ambiente mais saudável, motivador e produtivo. Teve-se como objetivo diagnosticar os fatores relacionados à cultura e ao clima organizacional em uma Escola Estadual da cidade de Campos de Júlio/Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de quanti qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, disponíveis no google forms. Participaram da pesquisa, Técnicos Administrativo, Apoio/Nutrição e Infraestrutura/limpeza. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados demonstraram que: 58,4% dos participantes sempre ou quase sempre se sentem tratados com respeito; 91,7% se sentem confortáveis em sua equipe de trabalho; 66,7% acreditam que o relacionamento entre os servidores é bom ou ótimo; 63,7% consideraram o ambiente de trabalho bom ou ótimo; 75% consideram como boa sua própria condição de saúde física e 50% consideram como boa sua própria saúde emocional; 50% declararam que confiam na organização dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho, 33,3% declararam que confiam na eficiência dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho e por fim, 83,3% manifestaram satisfação com a atividade exercida na escola. Destaca-se que a temática da pesquisa no âmbito escolar é importante para a gestão, mas ainda pouco estudada e aplicada no cenário da Educação Básica Pública. Sugere-se novas pesquisas com maior número de participantes em outras unidades escolares, assim pode-se traçar planos de ações e intervenções para escolas públicas no que tange à cultura organizacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.