Neste texto apresentamos fragmentos do trabalho desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina pelas equipes de profissionais do NAE – Núcleo de acessibilidade Educacional, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino/PROEN e o NAC – Núcleo de Acessibilidade do Centro de Educação a Distância/CEAD. A Resolução 050/2018 estabelece as funções e protocolos do trabalho desenvolvido no NAE e serve de orientação para os NAEs setoriais. Devido a estrutura multicampi da UDESC tornou-se necessário instituir, conforme a demanda, em cada Centro um Núcleo de Acessibilidade. Para tanto, o NAE Central orientou e acompanhou esta tarefa. O NAC, Núcleo de Acessibilidade do CEAD, é uma exceção a este processo, pois foi o primeiro as ser instituído há nove anos. Assim, a parceria estabelecida entre estes Núcleos vem se fortalecendo tanto epistemológica como politicamente, ganhando espaço de discussão e se configurando como poderoso instrumento na luta anticapacitista, a qual todos os profissionais envolvidos defendem. A parceria estabelecida tem assegurado lutas mais justas pela valorização e respeito à presença de estudantes com deficiência em nossa Universidade, como também incentiva que colegas com deficiência assumam a coordenação do NAE/NAEs. Para garantir a base epistemológica defendida, o Modelo Social da Deficiência, associado ao LEdI/CEAD – Laboratório de educação Inclusiva - criamos o grupo de estudos on line que agrega profissionais, estudantes, familiares de pessoas com deficiência, pesquisadores com e sem deficiência, o que tem fortalecido a luta anticapacitista em nossa Universidade. Entendemos que espaços de discussão que promovam a temática da acessibilidade e da inclusão contribuem sobremaneira para desmistificar os estereótipos que ainda envolvem as pessoas com deficiência. Portanto, a parceria do NAC/CEAD e o NAE/UDESC é importante e necessária para que se tenha avanços significativos em nossa Universidade seja no âmbito administrativo, ensino, pesquisa e extensão.