A adolescência pode ser definida como a etapa de crescimento e desenvolvimento humano onde acontecem transformações físicas, psicológicas e sociais. Atualmente os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo ao mesmo tempo que adotam práticas que os deixam sob o maior risco de contaminação de IST’s e gravidez na adolescência, fatores que podem afetar suas metas de vida, com isso é possível notar a importância de se abordar questões sobre sexualidade dentro da sala de aula. A educação sexual se configura como uma ferramenta para prevenção de problemas relacionados à sexualidade e gravidez indesejada na adolescência, ela, associada a distribuição de métodos contraceptivos e planejamento familiar, pode reduzir a taxa de gravidez indesejada e o favorecimento do pensamento crítico acerca do assunto que ainda é tratado como tabu no Brasil. A partir disso, o presente trabalho busca, através de uma pesquisa de observação em sala de aula, demonstrar a relevância da educação sexual para alunos de ensino médio e como isso pode contribuir para a prevenção de IST’s e gravidez na adolescência. Diante disso, foi possível notar o baixo nível de conhecimento e interesse dos jovens acerca do assunto de educação sexual. À vista disso, conclui-se que é necessário construir um senso crítico nos alunos acerca do assunto para, assim, entenderem os riscos da falta de cuidado em relações sexuais.