O ensino de leitura de textos multimodais, no contexto atual, demanda novas práticas pedagógicas que possibilitem a ampliação da criticidade dos estudantes em todas as modalidades de ensino, em especial, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Isso, porque se trata de uma modalidade caracterizada por um público intergeracional, diverso socioculturalmente e com estrutura curricular e metodológica próprias, o que demove dos professores de línguas atividades que atendam às necessidades educacionais desses sujeitos no que tange à compreensão leitora crítica de textos multimodais. Pelo exposto, essa comunicação objetiva apresentar um recorte teórico, construído por meio de pesquisa bibliográfica, relativo ao conceito de leitura argumentativa, em perspectiva interacional (Azevedo, Reis e Monte, 2021), destinado ao ensino de leitura multimodal, na perspectiva dos multiletramentos. Este estudo se alinha à pesquisa de doutoramento, em andamento, de abordagem qualitativa, baseada no método de pesquisa-ação, com professoras de Português, do segmento III, em município da BA. Para tanto, o aporte teórico fundamenta-se em estudos em torno da leitura interacional proposta por Kleiman (2004); nos multiletramentos e multimodalidades concebidos pelo GNL (2021), por Rojo e Moura (2012, 2019), por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), por Coscarelli e Kersch (2016); na perspectiva interacional da argumentação, conforme Plantin (2008), Azevedo (2016), Azevedo e Piris (2023). Ademais, discute os fundamentos da EJAI, a partir de Freire (1987, 2011) e Arroyo (2017). Dessa forma, como resultados preliminares, observamos que a articulação dos multiletramentos aos estudos associados à leitura argumentativa, em perspectiva interacional, promove a identificação dos elementos semióticos que servem à persuasão em distintas práticas de linguagem, contribuindo para a ampliação da compreensão leitora crítica e para o entendimento da produção multimodal. Assim, consideramos que a variabilidade de propostas didáticas no âmbito da EJAI é favorável ao desenvolvimento de distintas capacidades, entre as quais se destacam as capacidades argumentativas.