Busca-se com este artigo socializar a experiência do Jornal Escolar (JE) do projeto de ensino intitulado “IFio da Meada”, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA) no ano de 2023. A proposição e realização do JE no interior do campus esteve assente na compreensão que seria um importante instrumento pedagógico capaz de promover interdisciplinaridade, desenvolvimento da linguagem, escrita e interpretação e em paralelo promoveria visibilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, acarretando a aproximação da instituição com a comunidade. Considerando que a utilização do JE, trata-se de uma ferramenta pedagógica inovadora e ressignifica o espaço da educação e da escola, garantindo, assim, a celeridade na difusão de informações, atende às necessidades emergentes, propicia a elaboração de textos atuais e livres e estimula o hábito de leitura e escrito entre os estudantes. Frente a dinamicidade de nosso tempo histórico e a íntima relação da juventude do Campus com as redes sociais, optou-se por utilizar o aplicativo “Instagram” para a divulgação do jornal, ocorrendo a publicização de boletins mensais das principais ações promovidas no e pelo Campus IFMT-TGA. O JE contribuiu com a formação crítica e consciente dos discentes, problematizando as diferentes circunstâncias que cercam a instituição e os estudantes. Desse modo, o JE possibilitou a socialização de conhecimentos escolares, também promoveu uma nova compreensão dos estudantes acerca dos meios de comunicação de massa e seu papel na sociedade. A comunidade escolar, passou a vivenciar um olhar crítico sobre si e suas ações, visto que a leitura de notícias e textos jornalísticos, viabiliza que os sujeitos olhem para si e suas práticas, e como consequência, propicia que este amplie a compreensão do seu papel no mundo.