Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IFIO DA MEADA: UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DO IFMT – CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109208
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 490
    "inscrito_id" => 3011
    "titulo" => "IFIO DA MEADA: UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DO IFMT – CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA"
    "resumo" => "Busca-se com este artigo socializar a experiência do Jornal Escolar (JE) do projeto de ensino intitulado “IFio da Meada”, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA) no ano de 2023. A proposição e realização do JE no interior do campus esteve assente na compreensão que seria um importante instrumento pedagógico capaz de promover interdisciplinaridade, desenvolvimento da linguagem, escrita e interpretação e em paralelo promoveria visibilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, acarretando a aproximação da instituição com a comunidade. Considerando que a utilização do JE, trata-se de uma ferramenta pedagógica inovadora e ressignifica o espaço da educação e da escola, garantindo, assim, a celeridade na difusão de informações, atende às necessidades emergentes, propicia a elaboração de textos atuais e livres e estimula o hábito de leitura e escrito entre os estudantes. Frente a dinamicidade de nosso tempo histórico e a íntima relação da juventude do Campus com as redes sociais, optou-se por utilizar o aplicativo “Instagram” para a divulgação do jornal, ocorrendo a publicização de boletins mensais das principais ações promovidas no e pelo Campus IFMT-TGA. O JE contribuiu com a formação crítica e consciente dos discentes, problematizando as diferentes circunstâncias que cercam a instituição e os estudantes. Desse modo, o JE possibilitou a socialização de conhecimentos escolares, também promoveu uma nova compreensão dos estudantes acerca dos meios de comunicação de massa e seu papel na sociedade. A comunidade escolar, passou a vivenciar um olhar crítico sobre si e suas ações, visto que a leitura de notícias e textos jornalísticos, viabiliza que os sujeitos olhem para si e suas práticas, e como consequência, propicia que este amplie a compreensão do seu papel no mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3011_TB490_12102024095205.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ESQUER RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Bruno Ribeiro"
    "autor_email" => "brunoeribeiro10@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109208
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 490
    "inscrito_id" => 3011
    "titulo" => "IFIO DA MEADA: UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DO IFMT – CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA"
    "resumo" => "Busca-se com este artigo socializar a experiência do Jornal Escolar (JE) do projeto de ensino intitulado “IFio da Meada”, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA) no ano de 2023. A proposição e realização do JE no interior do campus esteve assente na compreensão que seria um importante instrumento pedagógico capaz de promover interdisciplinaridade, desenvolvimento da linguagem, escrita e interpretação e em paralelo promoveria visibilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, acarretando a aproximação da instituição com a comunidade. Considerando que a utilização do JE, trata-se de uma ferramenta pedagógica inovadora e ressignifica o espaço da educação e da escola, garantindo, assim, a celeridade na difusão de informações, atende às necessidades emergentes, propicia a elaboração de textos atuais e livres e estimula o hábito de leitura e escrito entre os estudantes. Frente a dinamicidade de nosso tempo histórico e a íntima relação da juventude do Campus com as redes sociais, optou-se por utilizar o aplicativo “Instagram” para a divulgação do jornal, ocorrendo a publicização de boletins mensais das principais ações promovidas no e pelo Campus IFMT-TGA. O JE contribuiu com a formação crítica e consciente dos discentes, problematizando as diferentes circunstâncias que cercam a instituição e os estudantes. Desse modo, o JE possibilitou a socialização de conhecimentos escolares, também promoveu uma nova compreensão dos estudantes acerca dos meios de comunicação de massa e seu papel na sociedade. A comunidade escolar, passou a vivenciar um olhar crítico sobre si e suas ações, visto que a leitura de notícias e textos jornalísticos, viabiliza que os sujeitos olhem para si e suas práticas, e como consequência, propicia que este amplie a compreensão do seu papel no mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3011_TB490_12102024095205.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ESQUER RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Bruno Ribeiro"
    "autor_email" => "brunoeribeiro10@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Busca-se com este artigo socializar a experiência do Jornal Escolar (JE) do projeto de ensino intitulado “IFio da Meada”, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA) no ano de 2023. A proposição e realização do JE no interior do campus esteve assente na compreensão que seria um importante instrumento pedagógico capaz de promover interdisciplinaridade, desenvolvimento da linguagem, escrita e interpretação e em paralelo promoveria visibilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, acarretando a aproximação da instituição com a comunidade. Considerando que a utilização do JE, trata-se de uma ferramenta pedagógica inovadora e ressignifica o espaço da educação e da escola, garantindo, assim, a celeridade na difusão de informações, atende às necessidades emergentes, propicia a elaboração de textos atuais e livres e estimula o hábito de leitura e escrito entre os estudantes. Frente a dinamicidade de nosso tempo histórico e a íntima relação da juventude do Campus com as redes sociais, optou-se por utilizar o aplicativo “Instagram” para a divulgação do jornal, ocorrendo a publicização de boletins mensais das principais ações promovidas no e pelo Campus IFMT-TGA. O JE contribuiu com a formação crítica e consciente dos discentes, problematizando as diferentes circunstâncias que cercam a instituição e os estudantes. Desse modo, o JE possibilitou a socialização de conhecimentos escolares, também promoveu uma nova compreensão dos estudantes acerca dos meios de comunicação de massa e seu papel na sociedade. A comunidade escolar, passou a vivenciar um olhar crítico sobre si e suas ações, visto que a leitura de notícias e textos jornalísticos, viabiliza que os sujeitos olhem para si e suas práticas, e como consequência, propicia que este amplie a compreensão do seu papel no mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.