Este trabalho consiste em um relato de experiência didática a partir do uso sustentável da água no âmbito do Ensino de Biologia. Tendo em vista o uso e desperdício da água, ocasionado pelas ações humanas, é relevante realizarmos pesquisas sobre a utilização desse recurso natural. Através disso, elaboramos duas questões centrais: Quais ações pedagógicas são favoráveis para a compreensão do uso sustentável da água no ensino de Biologia? E, de que modo, as atividades didático-metodológicas sobre as interações homem-natureza, a partir da perspectiva dos itinerários formativos, podem ser desenvolvidas na Educação Básica? Através disso, propomos com este trabalho o seguinte objetivo: analisar melhorias no ensino de Biologia, explorando a temática sustentabilidade ambiental com ênfase na utilização da água, a partir dos itinerários formativos. Assim, desenvolvemos esta pesquisa através de um recorte analítico, qualitativo e descritivo de experiência didática. Para isso, utilizamos como metodologia, os Três Momentos Pedagógicos, tais como: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Os resultados apontam impactos positivos através das ações pedagógicas desenvolvidas numa perspectiva formadora de indivíduos que compreenderam a importância da utilização racional da água. Além disso, o presente trabalho permitiu, principalmente, relacionar a temática desenvolvida com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba. Com esta pesquisa, ressaltamos a importância de ações pedagógicas voltadas para o uso sustentável da água. Evidenciando não somente a construção do conhecimento científico, mas a compreensão do uso sustentável dos recursos naturais, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental que fortaleça as relações do homem com a natureza.