A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DO USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111386 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3539 "inscrito_id" => 2413 "titulo" => "A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DO USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência didática a partir do uso sustentável da água no âmbito do Ensino de Biologia. Tendo em vista o uso e desperdício da água, ocasionado pelas ações humanas, é relevante realizarmos pesquisas sobre a utilização desse recurso natural. Através disso, elaboramos duas questões centrais: Quais ações pedagógicas são favoráveis para a compreensão do uso sustentável da água no ensino de Biologia? E, de que modo, as atividades didático-metodológicas sobre as interações homem-natureza, a partir da perspectiva dos itinerários formativos, podem ser desenvolvidas na Educação Básica? Através disso, propomos com este trabalho o seguinte objetivo: analisar melhorias no ensino de Biologia, explorando a temática sustentabilidade ambiental com ênfase na utilização da água, a partir dos itinerários formativos. Assim, desenvolvemos esta pesquisa através de um recorte analítico, qualitativo e descritivo de experiência didática. Para isso, utilizamos como metodologia, os Três Momentos Pedagógicos, tais como: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Os resultados apontam impactos positivos através das ações pedagógicas desenvolvidas numa perspectiva formadora de indivíduos que compreenderam a importância da utilização racional da água. Além disso, o presente trabalho permitiu, principalmente, relacionar a temática desenvolvida com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba. Com esta pesquisa, ressaltamos a importância de ações pedagógicas voltadas para o uso sustentável da água. Evidenciando não somente a construção do conhecimento científico, mas a compreensão do uso sustentável dos recursos naturais, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental que fortaleça as relações do homem com a natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2413_TB3539_30092024114230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN" "autor_email" => "alan.angeles.guedes.silva@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111386 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3539 "inscrito_id" => 2413 "titulo" => "A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DO USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência didática a partir do uso sustentável da água no âmbito do Ensino de Biologia. Tendo em vista o uso e desperdício da água, ocasionado pelas ações humanas, é relevante realizarmos pesquisas sobre a utilização desse recurso natural. Através disso, elaboramos duas questões centrais: Quais ações pedagógicas são favoráveis para a compreensão do uso sustentável da água no ensino de Biologia? E, de que modo, as atividades didático-metodológicas sobre as interações homem-natureza, a partir da perspectiva dos itinerários formativos, podem ser desenvolvidas na Educação Básica? Através disso, propomos com este trabalho o seguinte objetivo: analisar melhorias no ensino de Biologia, explorando a temática sustentabilidade ambiental com ênfase na utilização da água, a partir dos itinerários formativos. Assim, desenvolvemos esta pesquisa através de um recorte analítico, qualitativo e descritivo de experiência didática. Para isso, utilizamos como metodologia, os Três Momentos Pedagógicos, tais como: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Os resultados apontam impactos positivos através das ações pedagógicas desenvolvidas numa perspectiva formadora de indivíduos que compreenderam a importância da utilização racional da água. Além disso, o presente trabalho permitiu, principalmente, relacionar a temática desenvolvida com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba. Com esta pesquisa, ressaltamos a importância de ações pedagógicas voltadas para o uso sustentável da água. Evidenciando não somente a construção do conhecimento científico, mas a compreensão do uso sustentável dos recursos naturais, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental que fortaleça as relações do homem com a natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2413_TB3539_30092024114230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN" "autor_email" => "alan.angeles.guedes.silva@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }