Este trabalho, de natureza qualitativa, propõe uma sequência didática baseada na obra Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara. Trata-se de uma investigação e proposição didática com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, das turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado. O tema central da proposta é a contribuição da literatura indígena para a formação humana integral dos estudantes, principalmente, no que diz respeito à discussão sobre as comunidades indígenas, identidade, resistência e luta dos povos indígenas. Do ponto de vista metodológico, o estudo se apoia na Pedagogia Histórico-Crítica e nas bases epistemológicas da EPT, tais como Saviani (2008/2013), Gasparin (2007), Frigotto (2009, 2005), Ramos (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), dentre outros. O problema de pesquisa investiga como uma sequência didática fundamentada na literatura indígena pode promover a formação humana integral dos estudantes no contexto da EPT. Vale destacar, que a proposta didática aqui desenvolvida surge da necessidade de atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) e a Lei nº 11.645/2018 que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na Educação Básica. Os resultados apontam para uma proposta didática potente, cujo desenvolvimento e aplicação podem fortalecer e fomentar práticas educativas para as relações étnico-raciais, contribuindo para a formação humana integral dos estudantes.