MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA INCLUSIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112328 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4911 "inscrito_id" => 14758 "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA INCLUSIVA" "resumo" => "Diante da visão sobre a educação matemática, é notável as dificuldades enfrentadas em sala de aula e a falta de interesse por parte dos alunos quando se trata de Geometria. Nesse contexto, um Laboratório de Geometria Inclusiva é essencial para promover uma aprendizagem eficaz e acessível para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades e necessidades específicas. Esse ambiente permite que todos participem ativamente e compreendam os assuntos abordados de maneira mais clara e prática, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, além da interação entre os alunos ao trabalharem em grupos, incentivando-os a serem protagonistas de seu aprendizado e desenvolvendo autonomia e confiança. Portanto, o presente artigo tem por objetivo apresentar a produção de materiais concretos para laboratório de geometria inclusiva, que podem ser utilizados com turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Entre esses materiais estão o Bambolê Geométrico, a Tela Geométrica e a Cesta dos Polígonos, com enfoque na abordagem de assuntos como arcos e ângulos na circunferência de um círculo, transformações geométricas, área e perímetro de figuras planas, e que também pode ser trabalhado as formas geométricas e trigonometria. O intuito é incentivar os professores na construção de ferramentas didáticas que enriqueçam as práticas pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, contribuindo para a formação do professor e para a aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14758_TB4911_27102024161551.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINEIDE FERREIRA ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "ELINEIDE" "autor_email" => "elineide.dantas@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112328 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4911 "inscrito_id" => 14758 "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA INCLUSIVA" "resumo" => "Diante da visão sobre a educação matemática, é notável as dificuldades enfrentadas em sala de aula e a falta de interesse por parte dos alunos quando se trata de Geometria. Nesse contexto, um Laboratório de Geometria Inclusiva é essencial para promover uma aprendizagem eficaz e acessível para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades e necessidades específicas. Esse ambiente permite que todos participem ativamente e compreendam os assuntos abordados de maneira mais clara e prática, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, além da interação entre os alunos ao trabalharem em grupos, incentivando-os a serem protagonistas de seu aprendizado e desenvolvendo autonomia e confiança. Portanto, o presente artigo tem por objetivo apresentar a produção de materiais concretos para laboratório de geometria inclusiva, que podem ser utilizados com turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Entre esses materiais estão o Bambolê Geométrico, a Tela Geométrica e a Cesta dos Polígonos, com enfoque na abordagem de assuntos como arcos e ângulos na circunferência de um círculo, transformações geométricas, área e perímetro de figuras planas, e que também pode ser trabalhado as formas geométricas e trigonometria. O intuito é incentivar os professores na construção de ferramentas didáticas que enriqueçam as práticas pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, contribuindo para a formação do professor e para a aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14758_TB4911_27102024161551.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINEIDE FERREIRA ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "ELINEIDE" "autor_email" => "elineide.dantas@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }