O presente estudo surge a partir das experiências dos pesquisadores na realização de uma oficina intitulada de "Construindo uma atividade sobre soma de frações no software GeoGebra”, durante o II Encontro de Matemática (EMAT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, e tem como objetivo refletir, com base nas vivências dos pesquisadores, sobre as potencialidades e contribuições do software GeoGebra na construção de uma atividade de soma de frações para o ensino de Matemática. A oficina foi realizada em novembro de 2023 e contou com a participação de 20 estudantes. Inicialmente, foi apresentada uma introdução ao GeoGebra, destacando como ele pode ser utilizado para representar frações de forma visual e interativa. Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de construir retângulos divididos em partes iguais e comparar visualmente frações equivalentes, usando comandos do GeoGebra, tais como os controles deslizantes. Eles puderam experimentar diferentes operações com frações, como a soma e a comparação, utilizando recursos como slides e animações para visualizar as mudanças nas frações. Os partícipes evidenciaram que antes da oficina tinham dificuldades em compreender o conceito de frações. Esses relatos, somados aos aspectos positivos tais como, amadurecimento e reflexões dos autores sobre os processos de ensino e aprendizagem matemática evidenciam as contribuições do GeoGebra para a melhoria da qualidade do ensino de matemática. Os resultados obtidos com a aplicação do GeoGebra no ensino de frações foram extremamente positivos, os participantes não apenas demonstraram uma maior compreensão dos conceitos e das operações envolvendo frações, mas também relataram aumento significativo no interesse e engajamento com a matemática. Concluímos que, através da visualização das frações de forma concreta e da exploração das diversas funcionalidades do software, eles foram capazes de desenvolver uma compreensão mais profunda e intuitiva das proporções e operações.