Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho versará sobre reflexões étnico-raciais no contexto da educação infantil, a partir da contação de histórias. Esta é uma tradição antiga, que historicamente foi incorporada pela educação, como prática pedagógica na educação infantil. As histórias são repassadas, desde muito tempo, de geração para geração perpetuando o conhecimento, a informação, a cultura e o resgate de memórias afetivas dos povos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a prática de professores da primeira infância em relação à adesão de uma literatura antirracista. A metodologia é baseada num relato de experiência, com observação-participante, em escolas públicas, no interior do Ceará. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, elencados em categorias: racismo, prática pedagógica e contação de história. Os resultados apontaram para a ausência de materiais e diálogos literários que fossem mais representativos, em especial, de crianças pretas. O racismo é um fenômeno que se acopla na nossa sociedade de maneira estrutural, afetando todas as camadas existentes, e, na educação infantil, não seria diferente. Logo, esse também deve ser um fator considerado na prática pedagógica, e, com a importância e linguagem acessível que a literatura (com leitura e contação de história) consegue comunicar com as crianças, essa, se apresenta como uma potente ferramenta de enfrentamento do racismo, de fortalecimento, de consciência de si e do outro e de pertencimento e representatividade. A construção da identidade da criança negra abre horizontes para uma mudança do cenário racista na sociedade brasileira futura. Por fim, consideramos que a contação de história na educação infantil não é neutra, deve ser regada de intencionalidade pedagógica, pois gera implicações para o desenvolvimento global de todas as crianças.

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