O presente trabalho tem por finalidade abordar os resultados do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), mais especificamente, no município de Corrente do estado do Piauí, a partir de uma análise que apresenta a importância do mesmo e do impacto positivo que está política tem gerado não apenas para a alfabetização dos estudantes, mais também para a formação e capacitação contínua de professores alfabetizadores. Este programa foi criado com o objetivo de otimizar as desigualdades quanto ao acesso e permanência do aluno no processo de alfabetização, cumprindo assim as metas nacionais de educação. Nesse sentido, o PPAIC encabeçou o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. Para tanto, surgiu a seguinte indagação: quais os impactos na formação docente de professores alfabetizadores proporcionados pelos resultados obtidos pelo PPAIC no ano de 2023? Delimitou-se assim como objetivo geral, realizar uma análise acerca dos impactos gerados pelos resultados educacionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, no ano de 2023, e sua relação direta com a formação docente. Especificamente objetivou: demonstrar a importância do regime de colaboração entre Estado do Piauí e os seus 224 municípios para a garantia do Processo de Alfabetização das Crianças na Idade Certa; e elaborar uma síntese dos resultados educacionais, obtidos nas avaliações externas (SAEPI, Avaliação de Fluência em Leitura) e Avaliação de Leitura do PPAIC, no sentido de avaliar os impactos do programa no cotidiano escolar; descrever os impactos gerados na formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização e gestores escolares. A metodologia para elaboração deste estudo consiste numa pesquisa documental, bibliográfica, fundamentada nos materiais produzidos pelo programa, e em entrevistas a docentes alfabetizadores mediados pelo programa em questão. Diante do analisado, percebeu-se que os docentes vêm alcançando novas estratégias de ensino e práticas alfabetizadoras.