Este trabalho é parte da pesquisa em andamento no curso de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e tem por objetivo compreender o sentido que é dado à formação em serviço a ser mobilizada pelos governos e pelas organizações da sociedade para as professoras alfabetizadoras “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” do Ministério da Educação (MEC). O material empírico selecionado para este estudo é especificamente o eixo 2 - formação de profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir da metodologia de análise documental. No processo investigativo, utilizamos os estudos de Evangelista, Shiroma e Moraes (2002) no que compete à necessidade de identificar o conteúdo da política pública, neste caso, de formação de professoras alfabetizadoras, para além do texto legal. Os resultados preliminares indicam que, além das fragilidades já conhecidas na formação docente inicial, sobretudo com demasiados investimentos do fundo público na modalidade EaD privada, o que hegemoniza ainda mais o ideal de que a formação inicial do educador não deve ser aprofundada no que compete a uma base teórica solida, a formação em serviço dos professores é também locus privilegiado para a reconversão docente, haja vista sua condução de acordo com cada nova reforma curricular em curso, o que resulta em precarização e fragilização da formação, da carreira e da organização política da categoria.