As pesquisas que estudam o movimento lógico-histórico do conceito de função marcaram presença nas pesquisas em Educação dos últimos vinte anos. Fundamentada nas categorias lógico e histórico do materialismo histórico-dialético, a análise do movimento lógico-histórico do conceito permite compreender a sua essência, por meio de seus nexos conceituais internos, ao captar o processo de construção do conhecimento com profundidade e enxergar de modo crítico as soluções de situações práticas encontradas pela humanidade. Nos permite, ainda, perceber o processo epistemológico humano como flexível, em constante transformação, reflexo do desenvolvimento histórico da humanidade. Neste contexto, buscamos conhecer os nexos conceituais internos do conceito de função presentes nos trabalhos acadêmicos dos últimos vinte anos. Considerando o potencial de uma pesquisa bibliográfica de ir além de mera repetição do que já foi escrito, possibilitando novas perspectivas sobre o tema, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo no banco de teses e dissertações da CAPES. Definimos como ponto de partida a palavra-chave “movimento lógico-histórico”, e encontramos 669 resultados. Dentre estes, foram selecionados dez para compor a revisão bibliográfica, utilizando como critérios de inclusão os temas: ensino de matemática e função. Após a revisão dos dez trabalhos acadêmicos, encontramos como resultado diversos conceitos matemáticos que se relacionam com o conceito de função. Sintetizamos estes conceitos e suas relações em um mapa conceitual, que permite visualizar como os conceitos e as relações constituem a álgebra estudada na Educação Básica. Percebemos que o conceito de função representa um estágio avançado de desenvolvimento do conhecimento algébrico e contempla completamente a essência da álgebra. Pudemos perceber ainda que a álgebra passou por momentos que transformaram sua forma em seu processo histórico de desenvolvimento. Nos trabalhos analisados encontramos a menção de quatro momentos, diferenciados pelos nomes: álgebra geométrica, álgebra retórica, álgebra sincopada e álgebra simbólica. Tais momentos coincidem com a criação de novos nexos conceituais e o avanço em direção a função como é concebida atualmente na Matemática.