Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111397
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3553
    "inscrito_id" => 3511
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "A inclusão de contos africanos nas aulas de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental apresenta impactos significativos no desenvolvimento educacional, além de desempenhar um papel fundamental na efetivação de uma educação antirracista, promovendo, assim, a diversidade cultural, a formação da identidade negra, a desconstrução de estereótipos racistas e a valorização da cultura africana. Explorar a riqueza dos contos como ferramenta pedagógica não apenas acrescenta na formação da identidade negra, mas também beneficia o desenvolvimento da linguagem oral, a formação de leitores críticos e, posteriormente, cidadãos conscientes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Nesse viés, o presente trabalho visa evidenciar as contribuições dos contos africanos na formação social dos alunos das séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nas concepções de Silva (2004;2010), Santos e Reis (2011), Cavalleiro (2000), Zilberman (2003) e nos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Além disso, contempla a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana dentro das instituições de ensino, buscando ressaltar suas contribuições na formação social brasileira. Logo, a presente pesquisa busca ressaltar as contribuições dos contos africanos no âmbito social, cooperando para a quebra de preconceitos socialmente estabelecidos e perpassados para o contexto escolar, rompendo com uma educação colonizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3511_TB3553_26102024193123.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA FLÁVIA DE MOURA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ANA MOURA"
    "autor_email" => "anaaflavia9632@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111397
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3553
    "inscrito_id" => 3511
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "A inclusão de contos africanos nas aulas de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental apresenta impactos significativos no desenvolvimento educacional, além de desempenhar um papel fundamental na efetivação de uma educação antirracista, promovendo, assim, a diversidade cultural, a formação da identidade negra, a desconstrução de estereótipos racistas e a valorização da cultura africana. Explorar a riqueza dos contos como ferramenta pedagógica não apenas acrescenta na formação da identidade negra, mas também beneficia o desenvolvimento da linguagem oral, a formação de leitores críticos e, posteriormente, cidadãos conscientes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Nesse viés, o presente trabalho visa evidenciar as contribuições dos contos africanos na formação social dos alunos das séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nas concepções de Silva (2004;2010), Santos e Reis (2011), Cavalleiro (2000), Zilberman (2003) e nos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Além disso, contempla a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana dentro das instituições de ensino, buscando ressaltar suas contribuições na formação social brasileira. Logo, a presente pesquisa busca ressaltar as contribuições dos contos africanos no âmbito social, cooperando para a quebra de preconceitos socialmente estabelecidos e perpassados para o contexto escolar, rompendo com uma educação colonizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3511_TB3553_26102024193123.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA FLÁVIA DE MOURA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ANA MOURA"
    "autor_email" => "anaaflavia9632@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inclusão de contos africanos nas aulas de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental apresenta impactos significativos no desenvolvimento educacional, além de desempenhar um papel fundamental na efetivação de uma educação antirracista, promovendo, assim, a diversidade cultural, a formação da identidade negra, a desconstrução de estereótipos racistas e a valorização da cultura africana. Explorar a riqueza dos contos como ferramenta pedagógica não apenas acrescenta na formação da identidade negra, mas também beneficia o desenvolvimento da linguagem oral, a formação de leitores críticos e, posteriormente, cidadãos conscientes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Nesse viés, o presente trabalho visa evidenciar as contribuições dos contos africanos na formação social dos alunos das séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nas concepções de Silva (2004;2010), Santos e Reis (2011), Cavalleiro (2000), Zilberman (2003) e nos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Além disso, contempla a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana dentro das instituições de ensino, buscando ressaltar suas contribuições na formação social brasileira. Logo, a presente pesquisa busca ressaltar as contribuições dos contos africanos no âmbito social, cooperando para a quebra de preconceitos socialmente estabelecidos e perpassados para o contexto escolar, rompendo com uma educação colonizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.