O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) além de ser uma questão de inclusão social, é responsável pela formação dos alunos surdos no país, criando novas possibilidades para as mesmas como um ponto significante no desenvolvimento cognitivo desde os anos iniciais . No entanto, apesar da inclusão ser um fator muito pautado na atualidade, nota-se que a comunidade surda enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito a educação e comunicação. Assim, o objetivo desse estudo é refletir sobre a contribuição do ensino de libras na educação infantil, no sentido da inclusão da criança surda, da mesma maneira que analisar a relevância de tal ensino, o qual compreende a primeira etapa da educação básica, englobando crianças na faixa etária de 5 (cinco) anos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos, monografias, revistas, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma solução fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. Para elucidar tal temática, pretende-se tomar como referências fundamentais as legislações brasileiras atinentes ao ensino de Libras e uma análise de políticas públicas de educação inclusiva.