A PAISAGEM DE HORIZONTE-CE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109748 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1226 "inscrito_id" => 4680 "titulo" => "A PAISAGEM DE HORIZONTE-CE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa objetivou a produção um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. A investigação em pauta foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia- Mestrado Profissional GEOPROF/ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e resultou na produção do referido paradidático, que se mostra relevante no âmbito de um ensino de Geografia comprometido com a compreensão dos fenômenos a partir de diferentes escalas geográficas, com enfoque sobre o local; que se utiliza de variadas linguagens, com ênfase na fotografia, e se institui no âmbito de uma metodologia que prima por uma aprendizagem que leva em conta o cotidiano do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4680_TB1226_29022024211604.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE LEONE FACUNDO" "autor_nome_curto" => "Andre Leone" "autor_email" => "andreleonefacundo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109748 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1226 "inscrito_id" => 4680 "titulo" => "A PAISAGEM DE HORIZONTE-CE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa objetivou a produção um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. A investigação em pauta foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia- Mestrado Profissional GEOPROF/ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e resultou na produção do referido paradidático, que se mostra relevante no âmbito de um ensino de Geografia comprometido com a compreensão dos fenômenos a partir de diferentes escalas geográficas, com enfoque sobre o local; que se utiliza de variadas linguagens, com ênfase na fotografia, e se institui no âmbito de uma metodologia que prima por uma aprendizagem que leva em conta o cotidiano do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4680_TB1226_29022024211604.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE LEONE FACUNDO" "autor_nome_curto" => "Andre Leone" "autor_email" => "andreleonefacundo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }