Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANVERSALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109529
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 7428
    "titulo" => "TRANVERSALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "O processo de formação dos professores deve transpor o currículo acadêmico e preparar este futuro profissional com habilidades distintas das habituais. Desta forma, este resumo objetiva descrever ações realizadas em um curso de licenciatura cujos temas são transversais ao currículo formação deste licenciando. Assim, o arcabouço metodológico é um estudo descritivo com abordagem qualitativa das ações que aconteceram nos semestres finais do curso, período em que os alunos estão vivenciando o estágio supervisionado. Desta monta, vale pontuar que os futuros professores atualmente não devem ser preparados apenas para o ensino nos componentes curriculares qual estão sendo formados, mas para realidades diversas. Inicia-se pontuando as constantes mudanças nos modelos de ensino, no Brasil, principalmente o Ensino Médio, na qual são exigidas do professor trabalhar, por exemplo, com as habilidades socioemocionais, discutir as políticas de gênero e questões étnico-raciais, bem como pensar junto do aluno sobre Projeto de Vida e o seu protagonismo, e, no caso do Ceará, envolver-se com Projeto Professor Diretor de Turma e o Núcleo de Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais. Desta forma, o curso oferece diversas rodas de conversas, palestras e seminários com estas temáticas e convidando profissionais para conversarem a respeito. Entretanto, para o licenciando, é necessário se engajar na busca por estes conhecimentos, experienciar novas realidades. Salienta-se que, durante os estágios supervisionados, é solicitado dos alunos que cumpram cargas horárias nestes itinerários formativos para perceberem que a sala de aula na contemporaneidade é diferente. Ademais, destaca-se que os planejamentos dos cursos de licenciatura devem ser pensados, alertando para a necessidade desta transversalidade no processo formativo e educativo deste futuro professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7428_TB922_29022024165233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SOBREIRA"
    "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109529
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 7428
    "titulo" => "TRANVERSALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "O processo de formação dos professores deve transpor o currículo acadêmico e preparar este futuro profissional com habilidades distintas das habituais. Desta forma, este resumo objetiva descrever ações realizadas em um curso de licenciatura cujos temas são transversais ao currículo formação deste licenciando. Assim, o arcabouço metodológico é um estudo descritivo com abordagem qualitativa das ações que aconteceram nos semestres finais do curso, período em que os alunos estão vivenciando o estágio supervisionado. Desta monta, vale pontuar que os futuros professores atualmente não devem ser preparados apenas para o ensino nos componentes curriculares qual estão sendo formados, mas para realidades diversas. Inicia-se pontuando as constantes mudanças nos modelos de ensino, no Brasil, principalmente o Ensino Médio, na qual são exigidas do professor trabalhar, por exemplo, com as habilidades socioemocionais, discutir as políticas de gênero e questões étnico-raciais, bem como pensar junto do aluno sobre Projeto de Vida e o seu protagonismo, e, no caso do Ceará, envolver-se com Projeto Professor Diretor de Turma e o Núcleo de Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais. Desta forma, o curso oferece diversas rodas de conversas, palestras e seminários com estas temáticas e convidando profissionais para conversarem a respeito. Entretanto, para o licenciando, é necessário se engajar na busca por estes conhecimentos, experienciar novas realidades. Salienta-se que, durante os estágios supervisionados, é solicitado dos alunos que cumpram cargas horárias nestes itinerários formativos para perceberem que a sala de aula na contemporaneidade é diferente. Ademais, destaca-se que os planejamentos dos cursos de licenciatura devem ser pensados, alertando para a necessidade desta transversalidade no processo formativo e educativo deste futuro professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7428_TB922_29022024165233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SOBREIRA"
    "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de formação dos professores deve transpor o currículo acadêmico e preparar este futuro profissional com habilidades distintas das habituais. Desta forma, este resumo objetiva descrever ações realizadas em um curso de licenciatura cujos temas são transversais ao currículo formação deste licenciando. Assim, o arcabouço metodológico é um estudo descritivo com abordagem qualitativa das ações que aconteceram nos semestres finais do curso, período em que os alunos estão vivenciando o estágio supervisionado. Desta monta, vale pontuar que os futuros professores atualmente não devem ser preparados apenas para o ensino nos componentes curriculares qual estão sendo formados, mas para realidades diversas. Inicia-se pontuando as constantes mudanças nos modelos de ensino, no Brasil, principalmente o Ensino Médio, na qual são exigidas do professor trabalhar, por exemplo, com as habilidades socioemocionais, discutir as políticas de gênero e questões étnico-raciais, bem como pensar junto do aluno sobre Projeto de Vida e o seu protagonismo, e, no caso do Ceará, envolver-se com Projeto Professor Diretor de Turma e o Núcleo de Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais. Desta forma, o curso oferece diversas rodas de conversas, palestras e seminários com estas temáticas e convidando profissionais para conversarem a respeito. Entretanto, para o licenciando, é necessário se engajar na busca por estes conhecimentos, experienciar novas realidades. Salienta-se que, durante os estágios supervisionados, é solicitado dos alunos que cumpram cargas horárias nestes itinerários formativos para perceberem que a sala de aula na contemporaneidade é diferente. Ademais, destaca-se que os planejamentos dos cursos de licenciatura devem ser pensados, alertando para a necessidade desta transversalidade no processo formativo e educativo deste futuro professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.