Este trabalho é fruto de um projeto de ensino desenvolvido ao final do curso de Licenciatura de Matemática na Universidade Norte do Parará (UNOPAR) para o público-alvo de turmas da última etapa do ensino fundamental, 9º ano para estudo e aprendizagem do tema de Teorema de Pitágoras. A problemática pensada levou em consideração as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes em assimilarem os conceitos geométricos e algébricos que o tema oferece e para isso objetivou-se desenvolver um projeto, que foi intitulado como “Teorema de Pitágoras aprendendo com a realidade e a manipulação de objetos concretos”. O principal intuito do projeto de ensino descrito é o de guiar os alunos por um caminho capaz de despertar uma compreensão mais significativa do tema, seguindo favorável a uma prática pedagógica pensada em uma matemática com uso de recursos concretos, objetos manipulativos de madeira com formatos de triângulos, retângulos e quadrados para os estudantes comprovarem a dedução da fórmula matemática aª = b² + c² e seguir após a manipulação para um problema real proposto. A situação real proposta consiste em entregar impresso aos estudantes, uma parte do mapa do centro da cidade que residem, com o mapa em mãos localizar três pontos estratégicos escolhidos previamente pelo(a) professor(a) a fim de que os alunos calculem a distância entre dois locais pedidos. Esses três pontos representam um triângulo retângulo e a distância pedida pode ser encontrada aplicando o conceito do Teorema de Pitágoras. Essa proposta não se limita apenas a sala de aula, pois também permite visitar o espaço escolhido e representado pelo mapa, desenvolvendo assim a capacidade de recriar, manipular criativamente o meio e está envolvido com os conceitos em estudo, favorecendo a construção do conhecimento e ampliando assim o saber matemático sobre o teorema de Pitágoras e certas propriedades do triangulo retângulo.