GESTÃO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111497 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3702 "inscrito_id" => 11257 "titulo" => "GESTÃO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Como problemática, este estudo centra seu olhar sobre as especializações realizadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada localizada no bairro Damas-Ce, buscando mapear junto a coordenação e seus alunos melhores estratégias para o gerenciamento e avaliação dos cursos ofertados por esta. Os objetivos específicos são: (i) identificar as limitações enfrentadas pela gestão sobre a avaliação para melhoria; e (ii) analisar as ações de avaliação aplicadas. Este estudo é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso realizado em uma IES tendo como foco 4 cursos de especialização em funcionamento. O suporte do estudo está sobre conceitos que permeiam sobre a avaliação e as funções da gestão. Enquanto avaliação compreendendo suas dimensões científicas, normativas, técnicas, da mesma forma que ideológicas, filosóficas, éticas e políticas. Essa preocupação surgiu pelo contexto da massificação e mercantilização da educação superior (Dias Sobrinho, 2010). E ao se tratar sobre a gestão no ensino superior, com reflexões sobre as funções que abrangem essa ação de gerenciamento das rotinas dessa: são estas: planejamento (Ribeiro, 1986; Luckesi, 2011; Veiga, 2003); organização (Vieira, Almeida e Alonso, 2003; Libâneo, 2001; Lück, 2013); direção (Paro, 2012; Kuenzer, 2011; Vieira, 2003) e controle (Wellen, 2010; Ferreira, 2011). As considerações finais apontam para a necessidade de uma interlocução mais acentuada com os sujeitos do processo, alunos, professores e gestão, assim, precisam estar mais próximas do planejamento e controle, para uma perspectiva de melhoramento das atividades e rotinas de acompanhamentos dos cursos analisados com vistas a continuação destes para um melhor atendimento dos profissionais que os procuram para estarem inseridos no mundo do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11257_TB3702_08052024222715.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "atahim@unicearense.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111497 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3702 "inscrito_id" => 11257 "titulo" => "GESTÃO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Como problemática, este estudo centra seu olhar sobre as especializações realizadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada localizada no bairro Damas-Ce, buscando mapear junto a coordenação e seus alunos melhores estratégias para o gerenciamento e avaliação dos cursos ofertados por esta. Os objetivos específicos são: (i) identificar as limitações enfrentadas pela gestão sobre a avaliação para melhoria; e (ii) analisar as ações de avaliação aplicadas. Este estudo é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso realizado em uma IES tendo como foco 4 cursos de especialização em funcionamento. O suporte do estudo está sobre conceitos que permeiam sobre a avaliação e as funções da gestão. Enquanto avaliação compreendendo suas dimensões científicas, normativas, técnicas, da mesma forma que ideológicas, filosóficas, éticas e políticas. Essa preocupação surgiu pelo contexto da massificação e mercantilização da educação superior (Dias Sobrinho, 2010). E ao se tratar sobre a gestão no ensino superior, com reflexões sobre as funções que abrangem essa ação de gerenciamento das rotinas dessa: são estas: planejamento (Ribeiro, 1986; Luckesi, 2011; Veiga, 2003); organização (Vieira, Almeida e Alonso, 2003; Libâneo, 2001; Lück, 2013); direção (Paro, 2012; Kuenzer, 2011; Vieira, 2003) e controle (Wellen, 2010; Ferreira, 2011). As considerações finais apontam para a necessidade de uma interlocução mais acentuada com os sujeitos do processo, alunos, professores e gestão, assim, precisam estar mais próximas do planejamento e controle, para uma perspectiva de melhoramento das atividades e rotinas de acompanhamentos dos cursos analisados com vistas a continuação destes para um melhor atendimento dos profissionais que os procuram para estarem inseridos no mundo do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11257_TB3702_08052024222715.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "atahim@unicearense.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }