O Instituto Atheneu Norte Riograndense, uma das instituições de ensino mais antiga e ativa no Brasil, localizada na cidade de Natal,RN, tendo sua criação no dia 3 de fevereiro de 1834, completando os seus 190 anos de existência em 2024. Em oportuna história de sua longevidade, concretiza um estudo de sua organização educacional desde do seu primórdio até a contemporaneidade. Realizando uma pesquisa bibliográfica, analisando documentos históricos, artigos e acervo, e qualitativa, o quão uma diretriz organizacional é válida para estruturar uma instituição. A pesquisa tem um objetivo de buscar os conhecimentos sobre a organização institucional e o seu processo histórico, forma um material perceptivo para estudos atuais, previsto que, a escola surge no período imperial, e transita pelo período republicano, onde há grandes mudanças, quanto na história e na organização governamental e educacional, entra também a constituição federal de 1988, onde já ordena uma mudança no processo da educação, seguindo em progresso do surgimento das leis de diretrizes da educação brasileira (LDB), que oficialmente define uma estrutura pré moldada a ser seguida, onde instituições são obrigadas a definir seus regulamentos, planos políticos pedagógico e sua organização(regimento). Contudo, a pesquisa visa a elaborar um artigo que demonstra o processo de mudança de organização da instituição, sendo uma escola antiga que carrega uma identidade histórica viva, que possa relacionar a mudança e a evolução da educação, partindo para um preceito moral e histórico educacional, e agregar os estudos ao um acervo de pesquisa científica, para consultas, pois, há uma pequena margem de informações sobre a instituição de ensino. Diante dos fatos apresentados, a instituição segue como referencial no processo histórico da educação do Brasil, assegura-se a sua existência, apresentando aos leitores os fatos significativos para nossa formação educacional.