O presente trabalho apresenta observações acerca da utilização de filmes como recursos educacionais, possibilitando o uso pelo professor ao pode criar uma atmosfera mais dinâmica e interativa, incentivando a participação ativa dos/as estudantes na construção do conhecimento. Essa capacidade deriva do fato de que é muito mais fácil para crianças, adolescentes e adultos absorverem informações através de estímulos audiovisuais. O filme se torna uma ferramenta potente para o/a professor/a romper com o modelo tradicional de aula, que se baseia em uma explicação solitária. Ao adotar essa abordagem, buscamos formar indivíduos capazes de indagar o mundo ao seu redor de forma profunda. Essa postura permite que os/as estudantes desenvolvam habilidades de reflexão, análise e discernimento, capacitando-os a tomar decisões mais seguras e construtivas ao longo de suas vidas. Nesse contexto, o cinema desempenha um papel crucial, proporcionando um espaço propício para a exploração de questões complexas e significativas, permitindo que os/as estudantes se engajem em debates e reflexões sobre temas de grande força pessoal e social. O cinema, enquanto mídia educacional possui, assim, um grande potencial pedagógico e essa aplicação do cinema oferece um vasto campo de possibilidades pedagógicas, enriquecendo o ambiente de aprendizagem e proporcionando uma experiência de ensino mais cativante e enriquecedora tanto para o/a professor/a quanto para os/as estudantes.