Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALCO AMPL-IF-ICADO: VERTER PARA ALÉM DO PALCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111003
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2997
    "inscrito_id" => 11562
    "titulo" => "PALCO AMPL-IF-ICADO: VERTER PARA ALÉM DO PALCO"
    "resumo" => "Este trabalho examina o enriquecedor processo de criação teatral do curso Palco Ampl-IF-icado (curso FIC (Formação integral continuada), coordenado pelo professor Marcio Luiz Bess, coordenador do Laboratório Voa no IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. E ministrado pela professora em regime de colaboração externa, Laureen Gabriele Mallmann), que acontece em sua segunda edição, tendo iniciado no primeiro semestre de 2023, e contando, em cada edição, com 20 alunos, entre comunidade interna e externa do Campus. Reunindo-se semanalmente, o grupo busca, praticar teatro de maneira autônoma e colaborativa. Central para essa experiência é a diversidade, e o respeito as diferenças, que guiam a composição do grupo. A autonomia mostra-se como o alicerce desse trabalho, evidenciada pelo engajamento voluntário dos alunos que, motivados por seu afeto pelo teatro, transcendem limitações curriculares e turmas. Ao explorar diferentes abordagens teatrais, o grupo não só nutre a expressão criativa, como também fomenta a coletividade e a colaboração. Assim, o teatro ganha, além de sua dimensão de educação estética, a dimensão sócio-política, desencadeando um processo de ampliação da cidadania. A experiência ressalta o processo de criação e ensaios, como um laboratório de sociabilidade, que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e conexão coexistindo em um sistema. Onde percebemos a coletividade como mola propulsora de relações e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Em resumo, este trabalho destaca a jornada do curso Palco Ampl-IF-icado, como um exemplo de como a autonomia e a criatividade podem se unir para promover experiências coletivas enriquecedoras. Uma busca por um fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética está intrinsecamente acoplada a estética. Uma ação cultural educativa, onde a arte não comenta a vida, mas participa dela!"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11562_TB2997_21102024223902.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUREEN GABRIELE MALLMANN"
    "autor_nome_curto" => "LAUREEN"
    "autor_email" => "gabymallmann1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111003
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2997
    "inscrito_id" => 11562
    "titulo" => "PALCO AMPL-IF-ICADO: VERTER PARA ALÉM DO PALCO"
    "resumo" => "Este trabalho examina o enriquecedor processo de criação teatral do curso Palco Ampl-IF-icado (curso FIC (Formação integral continuada), coordenado pelo professor Marcio Luiz Bess, coordenador do Laboratório Voa no IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. E ministrado pela professora em regime de colaboração externa, Laureen Gabriele Mallmann), que acontece em sua segunda edição, tendo iniciado no primeiro semestre de 2023, e contando, em cada edição, com 20 alunos, entre comunidade interna e externa do Campus. Reunindo-se semanalmente, o grupo busca, praticar teatro de maneira autônoma e colaborativa. Central para essa experiência é a diversidade, e o respeito as diferenças, que guiam a composição do grupo. A autonomia mostra-se como o alicerce desse trabalho, evidenciada pelo engajamento voluntário dos alunos que, motivados por seu afeto pelo teatro, transcendem limitações curriculares e turmas. Ao explorar diferentes abordagens teatrais, o grupo não só nutre a expressão criativa, como também fomenta a coletividade e a colaboração. Assim, o teatro ganha, além de sua dimensão de educação estética, a dimensão sócio-política, desencadeando um processo de ampliação da cidadania. A experiência ressalta o processo de criação e ensaios, como um laboratório de sociabilidade, que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e conexão coexistindo em um sistema. Onde percebemos a coletividade como mola propulsora de relações e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Em resumo, este trabalho destaca a jornada do curso Palco Ampl-IF-icado, como um exemplo de como a autonomia e a criatividade podem se unir para promover experiências coletivas enriquecedoras. Uma busca por um fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética está intrinsecamente acoplada a estética. Uma ação cultural educativa, onde a arte não comenta a vida, mas participa dela!"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11562_TB2997_21102024223902.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUREEN GABRIELE MALLMANN"
    "autor_nome_curto" => "LAUREEN"
    "autor_email" => "gabymallmann1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho examina o enriquecedor processo de criação teatral do curso Palco Ampl-IF-icado (curso FIC (Formação integral continuada), coordenado pelo professor Marcio Luiz Bess, coordenador do Laboratório Voa no IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. E ministrado pela professora em regime de colaboração externa, Laureen Gabriele Mallmann), que acontece em sua segunda edição, tendo iniciado no primeiro semestre de 2023, e contando, em cada edição, com 20 alunos, entre comunidade interna e externa do Campus. Reunindo-se semanalmente, o grupo busca, praticar teatro de maneira autônoma e colaborativa. Central para essa experiência é a diversidade, e o respeito as diferenças, que guiam a composição do grupo. A autonomia mostra-se como o alicerce desse trabalho, evidenciada pelo engajamento voluntário dos alunos que, motivados por seu afeto pelo teatro, transcendem limitações curriculares e turmas. Ao explorar diferentes abordagens teatrais, o grupo não só nutre a expressão criativa, como também fomenta a coletividade e a colaboração. Assim, o teatro ganha, além de sua dimensão de educação estética, a dimensão sócio-política, desencadeando um processo de ampliação da cidadania. A experiência ressalta o processo de criação e ensaios, como um laboratório de sociabilidade, que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e conexão coexistindo em um sistema. Onde percebemos a coletividade como mola propulsora de relações e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Em resumo, este trabalho destaca a jornada do curso Palco Ampl-IF-icado, como um exemplo de como a autonomia e a criatividade podem se unir para promover experiências coletivas enriquecedoras. Uma busca por um fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética está intrinsecamente acoplada a estética. Uma ação cultural educativa, onde a arte não comenta a vida, mas participa dela!

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.