Numa conjuntura de crescente desenvolvimento da educação brasileira, o ensino superior passa por significativas transformações em todas as áreas de conhecimento. Nesse cenário, na área da saúde também houveram muitas mudanças que têm repercutido na formação inicial de profissionais da saúde, especialmente a partir de meados da década de 1990, com a criação do Sistema Único de Saúde. Desse modo, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes do curso de fonoaudiologia sobre o ensino, práticas e saberes pedagógicos necessários para a formação em saúde. O presente estudo delineia uma pesquisa realizada com 07 (sete) docentes do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta- UNINTA, localizado no município de Sobral -Ceará, dentre os meses de fevereiro e março de 2024. O escopo da experiência consistiu na compreensão do fenômeno associado formação em saúde no contexto das aulas do curso de bacharelado em Fonoaudiologia. No âmbito metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque interpretativo no intuito de estabelecer um diálogo entre pessoas e suas experiências. Após o convite realizado aos docentes, procedeu-se à aplicação de uma entrevista semiestruturada, tendo os resultados coletados e analisados a partir da análise temática de Minayo (2014). A partir dos posicionamentos desses por meio da entrevista semiestruturada, percebeu-se que os docentes reconhecem a importância do diálogo contínuo sobre o ensino, as práticas e os saberes pedagógicos necessários para a qualidade da formação em fonoaudiologia, sublinhando a relevância dessa discussão no contexto de todo o centro universitário.