APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114277 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7702 "inscrito_id" => 19339 "titulo" => "APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA." "resumo" => "O presente artigo apresenta o planejamento de uma intervenção pedagógica. O trabalho visa enfatizar a importância da monitoria acadêmica e mostrar a sua potência como uma alternativa de desenvolvimento pedagógico. Farão parte dessa ação, professores e alunos da própria instituição. Os alunos veteranos estarão na condição de monitores e os ingressantes do primeiro período serão o público-alvo dessa atividade. O intuito é contribuir de forma direta para a minimização das dificuldades apresentadas na disciplina de introdução a lógica de programação, componente curricular do curso técnico em informática. Para dar embasamento teórico ao trabalho, utilizou-se produções da área e autores que fazem referência ao tema: Araújo (2007), Bosse e Gerosa (2015), Jantan e Aljunid (2012), Helminen e Malmi (2010), Libâneo (2013) e Matoso (2013). Os resultados esperados são que as dúvidas sejam sanadas e que os alunos consigam realizar as atividades de maneira autônoma, tanto individualmente como em grupo. Também é desejado que eles apresentem uma melhora nas aulas. É relatado que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de programação, devido a sua complexidade, causando dificuldades em compreender os conteúdos. Desta forma, acredita-se que a monitoria contribui de forma direta para a aprendizagem e auxilia na resolução de um problema recorrente nos cursos da área de computação: altas taxas de evasão e reprovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19339_TB7702_03102024155516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA RODRIGUES BEZERRIL" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianabezerril@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114277 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7702 "inscrito_id" => 19339 "titulo" => "APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA." "resumo" => "O presente artigo apresenta o planejamento de uma intervenção pedagógica. O trabalho visa enfatizar a importância da monitoria acadêmica e mostrar a sua potência como uma alternativa de desenvolvimento pedagógico. Farão parte dessa ação, professores e alunos da própria instituição. Os alunos veteranos estarão na condição de monitores e os ingressantes do primeiro período serão o público-alvo dessa atividade. O intuito é contribuir de forma direta para a minimização das dificuldades apresentadas na disciplina de introdução a lógica de programação, componente curricular do curso técnico em informática. Para dar embasamento teórico ao trabalho, utilizou-se produções da área e autores que fazem referência ao tema: Araújo (2007), Bosse e Gerosa (2015), Jantan e Aljunid (2012), Helminen e Malmi (2010), Libâneo (2013) e Matoso (2013). Os resultados esperados são que as dúvidas sejam sanadas e que os alunos consigam realizar as atividades de maneira autônoma, tanto individualmente como em grupo. Também é desejado que eles apresentem uma melhora nas aulas. É relatado que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de programação, devido a sua complexidade, causando dificuldades em compreender os conteúdos. Desta forma, acredita-se que a monitoria contribui de forma direta para a aprendizagem e auxilia na resolução de um problema recorrente nos cursos da área de computação: altas taxas de evasão e reprovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19339_TB7702_03102024155516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA RODRIGUES BEZERRIL" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianabezerril@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }