A temática deste estudo está diretamente relacionada com as intervenções do PIBID e como influenciam na formação profissional dos discentes participantes. Esse artigo tem o objetivo destacar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID na formação dos discentes da licenciatura em Educação Física. Metodologicamente, foi adotada uma pesquisa de campo com a abordagem quali-quantitativa, e com o instrumento de investigação o questionário com os discentes do referido curso, com o desígnio de identificar as qualidades do programa, a valorização que pode ser atribuída para os discentes de Educação Física e os problemas no âmbito estudantil, em conjunto com a problemática que podem ser enfrentadas no âmbito profissional. Concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas e incentivo a formação docente, todavia, alguns questionamentos são levantados a respeito da abrangência desse programa levando em consideração a quantidade de discentes ingressos nos cursos de licenciatura em todo o país. A relevância desse estudo para a educação brasileira é constatar a contribuição do PIBID para a escola, universidade e os discentes dos cursos superiores das licenciaturas. Atualmente o PIBID é uma das principais políticas públicas que incentivam a formação inicial e continuada de professores no Brasil, proporcionando as primeiras experiências nos campis de atuações.