Conceitos de genética, por vezes, podem ser muito abstratos para indivíduos que tiveram uma educação muito teórica e desconectada do cotidiano. Mas na verdade, a genética faz parte sim do dia-a-dia do cidadão comum, permeado por produtos transgênicos no supermercado, exames de DNA, exames de RT-PCR, entre outras biotecnologias. A falta de conceitos teóricos bem fundamentados e o analfabetismo científico pode gerar cidadãos suscetíveis à notícias falsas, e até mesmo colocar em risco à saúde do indivíduo. A linguagem do cinema, por sua vez, é construída para ser o mais agradável e impactante possível ao telespectador, acessível para a população em geral é um recurso didático viável e eficiente se bem utilizado. O presente trabalho trata da criação de vídeos curtos produzidos por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESPI de Corrente-PI e postados em mídias sociais, cujo objetivo foi desenvolver conceitos de genética, tendo como alvo o público em geral. Os vídeos produzidos também são aptos a serem utilizados em aulas por professores do ensino médio. O trabalho foi desenvolvido entre os anos de 2020 e 2021, em plena pandemia da Covid-19, portanto conduzindo-se tudo de forma remota. Trechos de filmes comerciais foram escolhidos para ser a base de roteiros dos vídeos produzidos pelos próprios alunos, utilizando-se como contraponto o conhecimento sistematizado da área de genética. Foram utilizados doze filmes em que foi possível abordar os seguintes temas: herança mendeliana, herança ligada ao cromossomo X, bioética, noticias falsas (Fake News), transgenia, envelhecimento molecular e doenças genéticas. Ao todo foram produzidos 22 vídeos através dos aplicativos ZOOM e InSHOT, e disponibilizados para o público em gral em mídias sociais criadas pelos alunos no YouTube e Instagram em páginas nomeadas de @BIOllywood.