O presente artigo tem por objetivo analisar a persistente visão tabu da educação sexual no Rio Grande do Norte, destacando-a como um aprendizado prejudicial para crianças e adolescentes. Embora a responsabilidade recaia sobre as famílias, as instituições de ensino surgem como um ambiente propício para superar as barreiras no combate à pedofilia e ao abuso sexual, que permeiam tanto o ambiente doméstico quanto diversos espaços sociais. A escola, sendo agente de conscientização, desempenha papel crucial na proteção e denúncia desses crimes, em meio ao preocupante crescimento no país. A pesquisa se propõe a questionar e refletir sobre a educação sexual na escola, adotando uma abordagem qualitativa com análises bibliográficas e artigos publicados. O objetivo é fornecer informações e argumentos para embasar a promoção do combate e prevenção da pedofilia e abuso sexual por meio da educação sexual nas instituições educacionais do RN. O estudo contextualiza dados após a pandemia dos crimes ocorridos no estado através da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um pouco da história da violência no Brasil, o surgimento de espaços de proteção, bases legais e políticas públicas voltadas para a guarda e acolhimento de crianças e adolescentes. Destaca-se também a importância da educação sexual no espaço escolar diante do crescimento dos casos no estado e busca desmistificar o tema na sociedade. Conclui-se que diante desses dados, o estudo emerge como uma ferramenta para impulsionar a luta em prol da educação sexual nas escolas, de forma urgente, combatendo os casos já existentes, o tabu que os acompanha e a prevenção a abusos, exigindo estudos complementares para melhorar as práticas educacionais.