Neste trabalho, objetivamos refletir sobre a metodologia de tempo-social e sua aplicação na EJA/EPT, no âmbito do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Câmpus Coxim. O curso considera o fato do público-alvo ser composto, em sua maioria, por pessoas que dividem a rotina escolar com outras rotinas, sejam elas domésticas ou de trabalho. Sendo assim, possui carga-horária dividida em dois eixos: tempo-escola e tempo-social. O tempo-escola contempla as aulas regulares, que ocorrem de segunda a quinta-feira, no ambiente escolar. O tempo-social abrange a parte flexibilizada do currículo, desenvolvido em espaços extraescolares e composto por atividades interdisciplinares que envolvem a formação em contexto social ou em contexto laboral. Trata-se de uma proposta metodológica, norteada por princípios teóricos freirianos, que busca aproximar o espaço escolar e o espaço social do estudante, reconhecendo e valorizando suas vivências cotidianas no processo de ensino e aprendizagem. Para ilustrá-la, relatamos duas atividades desenvolvidas no IFMS/Coxim: “Mulheres em foco: vozes da minha vida” e “O mercado de trabalho para o técnico em manutenção e suporte em informática”. A primeira abordou a formação em contexto social e permitiu que estudantes e professores se conectassem ao reconhecerem as histórias de vida uns dos outros. A segunda atividade, baseada no contexto laboral, permitiu que os estudantes conhecessem os desafios e as possibilidades encontradas no mercado de trabalho. Com a implementação do tempo-social, tem-se observado um impacto positivo na permanência dos estudantes da EJA/EPT no IFMS/Coxim, quando comparado ao mesmo curso, sem a utilização do tempo-social. Conclui-se que a metodologia de tempo-social possui potencialidades que podem auxiliar na diminuição da evasão na EJA/EPT, além de ser capaz de promover uma formação integral dos estudantes ao considerar aspectos sociais e laborais em sua execução.