A METODOLOGIA DE TEMPO-SOCIAL: NOVOS OLHARES PARA A EJA/EPT NO IFMS CÂMPUS COXIM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109189 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 462 "inscrito_id" => 6174 "titulo" => "A METODOLOGIA DE TEMPO-SOCIAL: NOVOS OLHARES PARA A EJA/EPT NO IFMS CÂMPUS COXIM" "resumo" => "Neste trabalho, objetivamos refletir sobre a metodologia de tempo-social e sua aplicação na EJA/EPT, no âmbito do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Câmpus Coxim. O curso considera o fato do público-alvo ser composto, em sua maioria, por pessoas que dividem a rotina escolar com outras rotinas, sejam elas domésticas ou de trabalho. Sendo assim, possui carga-horária dividida em dois eixos: tempo-escola e tempo-social. O tempo-escola contempla as aulas regulares, que ocorrem de segunda a quinta-feira, no ambiente escolar. O tempo-social abrange a parte flexibilizada do currículo, desenvolvido em espaços extraescolares e composto por atividades interdisciplinares que envolvem a formação em contexto social ou em contexto laboral. Trata-se de uma proposta metodológica, norteada por princípios teóricos freirianos, que busca aproximar o espaço escolar e o espaço social do estudante, reconhecendo e valorizando suas vivências cotidianas no processo de ensino e aprendizagem. Para ilustrá-la, relatamos duas atividades desenvolvidas no IFMS/Coxim: “Mulheres em foco: vozes da minha vida” e “O mercado de trabalho para o técnico em manutenção e suporte em informática”. A primeira abordou a formação em contexto social e permitiu que estudantes e professores se conectassem ao reconhecerem as histórias de vida uns dos outros. A segunda atividade, baseada no contexto laboral, permitiu que os estudantes conhecessem os desafios e as possibilidades encontradas no mercado de trabalho. Com a implementação do tempo-social, tem-se observado um impacto positivo na permanência dos estudantes da EJA/EPT no IFMS/Coxim, quando comparado ao mesmo curso, sem a utilização do tempo-social. Conclui-se que a metodologia de tempo-social possui potencialidades que podem auxiliar na diminuição da evasão na EJA/EPT, além de ser capaz de promover uma formação integral dos estudantes ao considerar aspectos sociais e laborais em sua execução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6174_TB462_27102024191733.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MICHEL PIMENTEL ROCHA" "autor_nome_curto" => "Jean Michel Pim" "autor_email" => "jean.rocha@ifms.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109189 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 462 "inscrito_id" => 6174 "titulo" => "A METODOLOGIA DE TEMPO-SOCIAL: NOVOS OLHARES PARA A EJA/EPT NO IFMS CÂMPUS COXIM" "resumo" => "Neste trabalho, objetivamos refletir sobre a metodologia de tempo-social e sua aplicação na EJA/EPT, no âmbito do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Câmpus Coxim. O curso considera o fato do público-alvo ser composto, em sua maioria, por pessoas que dividem a rotina escolar com outras rotinas, sejam elas domésticas ou de trabalho. Sendo assim, possui carga-horária dividida em dois eixos: tempo-escola e tempo-social. O tempo-escola contempla as aulas regulares, que ocorrem de segunda a quinta-feira, no ambiente escolar. O tempo-social abrange a parte flexibilizada do currículo, desenvolvido em espaços extraescolares e composto por atividades interdisciplinares que envolvem a formação em contexto social ou em contexto laboral. Trata-se de uma proposta metodológica, norteada por princípios teóricos freirianos, que busca aproximar o espaço escolar e o espaço social do estudante, reconhecendo e valorizando suas vivências cotidianas no processo de ensino e aprendizagem. Para ilustrá-la, relatamos duas atividades desenvolvidas no IFMS/Coxim: “Mulheres em foco: vozes da minha vida” e “O mercado de trabalho para o técnico em manutenção e suporte em informática”. A primeira abordou a formação em contexto social e permitiu que estudantes e professores se conectassem ao reconhecerem as histórias de vida uns dos outros. A segunda atividade, baseada no contexto laboral, permitiu que os estudantes conhecessem os desafios e as possibilidades encontradas no mercado de trabalho. Com a implementação do tempo-social, tem-se observado um impacto positivo na permanência dos estudantes da EJA/EPT no IFMS/Coxim, quando comparado ao mesmo curso, sem a utilização do tempo-social. Conclui-se que a metodologia de tempo-social possui potencialidades que podem auxiliar na diminuição da evasão na EJA/EPT, além de ser capaz de promover uma formação integral dos estudantes ao considerar aspectos sociais e laborais em sua execução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6174_TB462_27102024191733.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MICHEL PIMENTEL ROCHA" "autor_nome_curto" => "Jean Michel Pim" "autor_email" => "jean.rocha@ifms.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }