Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111508
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3718
    "inscrito_id" => 11986
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO"
    "resumo" => "Este trabalho compõe parte de pesquisa de doutorado realizada com 10 professores de ciências do ensino fundamental, em uma escola da rede privada no município de Bagé - RS. A temática da pesquisa é uma abordagem pedagógica que é uma tendência de ensino em todo o mundo, tanto pela mescla entre o presencial e o on-line, como possibilidade para a reflexão e reelaboração de novas práticas no ensino de ciências, proporcionando o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, na colaboração e na personalização, tendo o professor um papel fundamental na mediação do processo. A metodologia adotada, consistiu em pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semiestruturado, a partir da utilização do Google Forms e a realização de um grupo focal. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Bacich, Neto, Trevisani, Christielen, Horn, Staker e Moran. Nesta produção, investigamos como as professoras de ciências integram o ensino híbrido nas suas práticas pedagógicas e como percebem os desafios e potencialidades desta abordagem. Os resultados revelam que o ensino híbrido é maleável para adaptar as práticas pedagógicas no ensino de ciências do ensino fundamental, pois apresenta melhorias no processo de ensino e aprendizagem possibilitando que os professores através da mediação proporcionem diferentes espaços de aprendizagem, assim efetuando diferentes interações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11986_TB3718_23042024215352.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELEN DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "Kelen da Cruz"
    "autor_email" => "kelendacruz81@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111508
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3718
    "inscrito_id" => 11986
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO"
    "resumo" => "Este trabalho compõe parte de pesquisa de doutorado realizada com 10 professores de ciências do ensino fundamental, em uma escola da rede privada no município de Bagé - RS. A temática da pesquisa é uma abordagem pedagógica que é uma tendência de ensino em todo o mundo, tanto pela mescla entre o presencial e o on-line, como possibilidade para a reflexão e reelaboração de novas práticas no ensino de ciências, proporcionando o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, na colaboração e na personalização, tendo o professor um papel fundamental na mediação do processo. A metodologia adotada, consistiu em pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semiestruturado, a partir da utilização do Google Forms e a realização de um grupo focal. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Bacich, Neto, Trevisani, Christielen, Horn, Staker e Moran. Nesta produção, investigamos como as professoras de ciências integram o ensino híbrido nas suas práticas pedagógicas e como percebem os desafios e potencialidades desta abordagem. Os resultados revelam que o ensino híbrido é maleável para adaptar as práticas pedagógicas no ensino de ciências do ensino fundamental, pois apresenta melhorias no processo de ensino e aprendizagem possibilitando que os professores através da mediação proporcionem diferentes espaços de aprendizagem, assim efetuando diferentes interações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11986_TB3718_23042024215352.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELEN DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "Kelen da Cruz"
    "autor_email" => "kelendacruz81@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho compõe parte de pesquisa de doutorado realizada com 10 professores de ciências do ensino fundamental, em uma escola da rede privada no município de Bagé - RS. A temática da pesquisa é uma abordagem pedagógica que é uma tendência de ensino em todo o mundo, tanto pela mescla entre o presencial e o on-line, como possibilidade para a reflexão e reelaboração de novas práticas no ensino de ciências, proporcionando o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, na colaboração e na personalização, tendo o professor um papel fundamental na mediação do processo. A metodologia adotada, consistiu em pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semiestruturado, a partir da utilização do Google Forms e a realização de um grupo focal. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Bacich, Neto, Trevisani, Christielen, Horn, Staker e Moran. Nesta produção, investigamos como as professoras de ciências integram o ensino híbrido nas suas práticas pedagógicas e como percebem os desafios e potencialidades desta abordagem. Os resultados revelam que o ensino híbrido é maleável para adaptar as práticas pedagógicas no ensino de ciências do ensino fundamental, pois apresenta melhorias no processo de ensino e aprendizagem possibilitando que os professores através da mediação proporcionem diferentes espaços de aprendizagem, assim efetuando diferentes interações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.