A avaliação do desempenho dos estudantes e das instituições de ensino tem sido centralidade no modelo da gestão baseado nos resultados. Este estudo tem como objetivo compreender o debate acerca da temática avaliação, regulação e accoubtability na educação, ancorado em aproximações teórico-práticas no campo da gestão escolar. O estudo foi realizado na perspectiva teórica, de natureza qualitativa, alinhado às orientações do método estado conhecimento. O estudo empírico, também de ordem qualitativa, foi desenvolvido ancorado na técnica de entrevistas para coletar os dados em uma realidade educacional. Para o levantamento das produções foram adotados os seguintes critérios: a) definição dos bancos de busca (Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico); definição do período das publicações (2013-2023); c) definição do tipo de publicação (artigo e dissertação); d) descritores (avaliação educacional e gestão por resultados). O corpus teórico foi constituído de 18 produções acadêmico-científicas: 17 artigos e 1 dissertação. Todos os artigos foram publicados em periódicos nacionais; a dissertação foi defendida em um programa de pós-graduação stricto sensu de uma universidade brasileira, pública da rede federal. As categorias oriundas dos resumos das produções, que serviram de ancoragem para a análise do debate do ponto de vista teórico-prático foram: a) palavras-chave; b) objetivo; c) resultados; d) encaminhamentos. Os dados nos indicam que é possível se pensar sobre uma proposta mais flexiva de avaliação do desempenho dos estudantes, considerando as múltiplas dimensões do processo educacional, a participação coletiva e os princípios legais da gestão democrática.