A presente pesquisa apresenta uma análise sobre a diversidade da cultura nas escolas, traçando a cultura como um requisito importante no processo de ensino aprendizagem propagando um espaço de diversidades, em um lugar de proliferação em interação da cultura e do conhecimento, traz consigo também uma socialização e fornece ideias para um aprendizado mais eficaz, promovendo e garantido a relação interpessoal. O trabalho, tem como objetivo geral: Analisar as políticas públicas educacionais acerca dos aspectos culturais valorizando-a na prática educativa. A justificativa consiste em reconhecer que a diversidade cultural é uma realidade presente nas escolas, já que estas são compostas por discentes, docentes funcionários com diversas origens étnicas, religiosas, linguísticas, socioeconômicas e culturais. Partindo dessas primícias o método desenvolvido é uma pesquisa de campo exploratório com abordagem qualitativa, com aponte teórico; Liszt Candau (2003), Forquin (1993),) e Moreira (2003). Portanto, as políticas educacionais devem considerar essa diversidade promovendo um espaço de respeito e valorização de todas as culturas presentes no ambiente escolar, é viável ressaltar que, o professor deve expor formas distintas de pensar, agir, viver e que isso deve ser abordado nas instituições de forma positiva ou tolerante, constituindo o respeito mútuo para com todos, viabilizando o bem-estar, o respeito e a compreensão de forma crítica e reflexiva. Palavras-chave: Políticas educacionais, Cultura, âmbito Escolar, Respeito, Aprendizagem