EDUCAÇÃO POPULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SERTÃO PERNAMBUCANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111458 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3642 "inscrito_id" => 11658 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SERTÃO PERNAMBUCANO" "resumo" => "Apresentamos um relato de experiência de educação popular em biologia no sertão nordestino e seus impactos, tendo como base experiências do Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal, da UFPE, cujo objetivo é levar atividades pedagógicas para o Sertão Pernambucano, com finalidade de divulgação científica e troca de saberes entre academia e comunidades. São descritas experiências das 9ª e 10ª edições do Projeto nas cidades de Ibimirim-PE e Belém de São Francisco-PE, respectivamente. O fio condutor da análise baseou-se no cenário atual da educação no País que, entre outras questões, é marcado pela falta de incentivo para discentes e persistência da docência em métodos de ensino tradicionais, geralmente pouco eficientes. As oficinas oferecidas na 9º edição do projeto foram divididas em práticas para o ensino de ciências, para professores, e outra na área de zoologia com enfoque na educação ambiental, para alunos do ensino fundamental e médio. Para professores, após uma dinâmica de acolhimento, houve, uma roda de diálogo para troca de conhecimentos sobre a profissão do professor de biologia no interior e a evasão escolar; na segunda oficina, os alunos foram apresentados à elementos da fauna do semiarido e observou-se baixo conhecimento técnico, à despeito de já terem avistado deles no seu dia a dia. Na 10ª edição foi trabalhado predominantemente o público infantil, por meio de duas oficinas, uma de zoologia e outra de anatomia, onde os discentes demonstraram poucos conhecimentos básicos sobre a zoologia e quase nenhum sobre anatomia. Nas duas experiências foi possível notar que aproximadamente 70% do público tinha algum conhecimento sobre o conteúdo a partir de sua vivência diária, porém com pouco embasamento acadêmico. Com isso, observou-se uma grande defasagem de informações básicas sobre biologia, informações necessárias e importantes no seu dia a dia, principalmente relacionadas à educação ambiental, animais peçonhentos e venenosos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11658_TB3642_27102024225526.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAINE BASTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KAROLAINE" "autor_email" => "karolaine.basto@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111458 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3642 "inscrito_id" => 11658 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SERTÃO PERNAMBUCANO" "resumo" => "Apresentamos um relato de experiência de educação popular em biologia no sertão nordestino e seus impactos, tendo como base experiências do Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal, da UFPE, cujo objetivo é levar atividades pedagógicas para o Sertão Pernambucano, com finalidade de divulgação científica e troca de saberes entre academia e comunidades. São descritas experiências das 9ª e 10ª edições do Projeto nas cidades de Ibimirim-PE e Belém de São Francisco-PE, respectivamente. O fio condutor da análise baseou-se no cenário atual da educação no País que, entre outras questões, é marcado pela falta de incentivo para discentes e persistência da docência em métodos de ensino tradicionais, geralmente pouco eficientes. As oficinas oferecidas na 9º edição do projeto foram divididas em práticas para o ensino de ciências, para professores, e outra na área de zoologia com enfoque na educação ambiental, para alunos do ensino fundamental e médio. Para professores, após uma dinâmica de acolhimento, houve, uma roda de diálogo para troca de conhecimentos sobre a profissão do professor de biologia no interior e a evasão escolar; na segunda oficina, os alunos foram apresentados à elementos da fauna do semiarido e observou-se baixo conhecimento técnico, à despeito de já terem avistado deles no seu dia a dia. Na 10ª edição foi trabalhado predominantemente o público infantil, por meio de duas oficinas, uma de zoologia e outra de anatomia, onde os discentes demonstraram poucos conhecimentos básicos sobre a zoologia e quase nenhum sobre anatomia. Nas duas experiências foi possível notar que aproximadamente 70% do público tinha algum conhecimento sobre o conteúdo a partir de sua vivência diária, porém com pouco embasamento acadêmico. Com isso, observou-se uma grande defasagem de informações básicas sobre biologia, informações necessárias e importantes no seu dia a dia, principalmente relacionadas à educação ambiental, animais peçonhentos e venenosos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11658_TB3642_27102024225526.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAINE BASTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KAROLAINE" "autor_email" => "karolaine.basto@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }