Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO STEAM NO ENSINO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112063
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4545
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO STEAM NO ENSINO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O artigo intitulado "A Abordagem STEAM no Ensino sobre Animais Peçonhentos: Uma Proposta de Sequência Didática" apresenta uma proposta de ensino para o 8º ano do Ensino Fundamental que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) para proporcionar uma compreensão multidisciplinar sobre animais peçonhentos. A metodologia envolve uma sequência didática em cinco aulas. A primeira aula, focada em Ciências, introduz os conceitos teóricos sobre animais peçonhentos, incluindo definições, tipos e importância ecológica. A atividade principal é a análise de casos reais de incidentes com esses animais. Na segunda aula, dedicada à Tecnologia, os alunos usam ferramentas digitais para identificar e catalogar espécies de animais peçonhentos, criando um catálogo digital detalhado. A terceira aula, centrada em Engenharia, envolve a construção de modelos tridimensionais de animais peçonhentos com materiais diversos, aprofundando a compreensão da anatomia e das adaptações evolutivas dos animais. Na quarta aula, voltada para as Artes, os alunos expressam artisticamente o conhecimento adquirido, criando obras de arte inspiradas nos animais peçonhentos e expondo seus trabalhos na escola. A quinta aula, dedicada à Matemática, envolve a análise de dados estatísticos sobre incidentes com animais peçonhentos e sua distribuição geográfica. Os alunos coletam dados, criam gráficos e tabelas, e discutem os fatores influentes na distribuição desses incidentes. Os resultados esperados estão na promoção de um aprendizado integrado e significativo. Despertar nos alunos maior engajamento e compreensão do tema, desenvolvendo habilidades críticas e criativas. A abordagem STEAM permite uma exploração profunda e variada do conteúdo, conectando teorias científicas a aplicações práticas e artísticas. Concluindo, a abordagem STEAM no ensino sobre animais peçonhentos mostra-se uma estratégia promissora para enriquecer o processo educacional, facilitando a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Recomenda-se aplicar essa metodologia em outros temas para verificar sua eficácia e adaptabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID427_TB4545_27052024085412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON CABRAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edson Cabral"
    "autor_email" => "edsoncabral91@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112063
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4545
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO STEAM NO ENSINO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O artigo intitulado "A Abordagem STEAM no Ensino sobre Animais Peçonhentos: Uma Proposta de Sequência Didática" apresenta uma proposta de ensino para o 8º ano do Ensino Fundamental que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) para proporcionar uma compreensão multidisciplinar sobre animais peçonhentos. A metodologia envolve uma sequência didática em cinco aulas. A primeira aula, focada em Ciências, introduz os conceitos teóricos sobre animais peçonhentos, incluindo definições, tipos e importância ecológica. A atividade principal é a análise de casos reais de incidentes com esses animais. Na segunda aula, dedicada à Tecnologia, os alunos usam ferramentas digitais para identificar e catalogar espécies de animais peçonhentos, criando um catálogo digital detalhado. A terceira aula, centrada em Engenharia, envolve a construção de modelos tridimensionais de animais peçonhentos com materiais diversos, aprofundando a compreensão da anatomia e das adaptações evolutivas dos animais. Na quarta aula, voltada para as Artes, os alunos expressam artisticamente o conhecimento adquirido, criando obras de arte inspiradas nos animais peçonhentos e expondo seus trabalhos na escola. A quinta aula, dedicada à Matemática, envolve a análise de dados estatísticos sobre incidentes com animais peçonhentos e sua distribuição geográfica. Os alunos coletam dados, criam gráficos e tabelas, e discutem os fatores influentes na distribuição desses incidentes. Os resultados esperados estão na promoção de um aprendizado integrado e significativo. Despertar nos alunos maior engajamento e compreensão do tema, desenvolvendo habilidades críticas e criativas. A abordagem STEAM permite uma exploração profunda e variada do conteúdo, conectando teorias científicas a aplicações práticas e artísticas. Concluindo, a abordagem STEAM no ensino sobre animais peçonhentos mostra-se uma estratégia promissora para enriquecer o processo educacional, facilitando a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Recomenda-se aplicar essa metodologia em outros temas para verificar sua eficácia e adaptabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID427_TB4545_27052024085412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON CABRAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edson Cabral"
    "autor_email" => "edsoncabral91@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo intitulado "A Abordagem STEAM no Ensino sobre Animais Peçonhentos: Uma Proposta de Sequência Didática" apresenta uma proposta de ensino para o 8º ano do Ensino Fundamental que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) para proporcionar uma compreensão multidisciplinar sobre animais peçonhentos. A metodologia envolve uma sequência didática em cinco aulas. A primeira aula, focada em Ciências, introduz os conceitos teóricos sobre animais peçonhentos, incluindo definições, tipos e importância ecológica. A atividade principal é a análise de casos reais de incidentes com esses animais. Na segunda aula, dedicada à Tecnologia, os alunos usam ferramentas digitais para identificar e catalogar espécies de animais peçonhentos, criando um catálogo digital detalhado. A terceira aula, centrada em Engenharia, envolve a construção de modelos tridimensionais de animais peçonhentos com materiais diversos, aprofundando a compreensão da anatomia e das adaptações evolutivas dos animais. Na quarta aula, voltada para as Artes, os alunos expressam artisticamente o conhecimento adquirido, criando obras de arte inspiradas nos animais peçonhentos e expondo seus trabalhos na escola. A quinta aula, dedicada à Matemática, envolve a análise de dados estatísticos sobre incidentes com animais peçonhentos e sua distribuição geográfica. Os alunos coletam dados, criam gráficos e tabelas, e discutem os fatores influentes na distribuição desses incidentes. Os resultados esperados estão na promoção de um aprendizado integrado e significativo. Despertar nos alunos maior engajamento e compreensão do tema, desenvolvendo habilidades críticas e criativas. A abordagem STEAM permite uma exploração profunda e variada do conteúdo, conectando teorias científicas a aplicações práticas e artísticas. Concluindo, a abordagem STEAM no ensino sobre animais peçonhentos mostra-se uma estratégia promissora para enriquecer o processo educacional, facilitando a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Recomenda-se aplicar essa metodologia em outros temas para verificar sua eficácia e adaptabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.