SOUZA, Raubete Araújo et al.. Projeto afrobetizando. Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/112467>. Acesso em: 13/11/2024 22:04
O Projeto Afrobetizando, surgiu com intuito de fomentar através da literatura, o reconhecimento e representatividade da cultura afro-brasileira nos alunos, fazendo valer a Lei 10.639/2003. Além de despertar o prazer pela leitura nos educandos, através das histórias da cultura africana, buscamos proporcionar momentos de prazer com ações continuadas desenvolvidas no ambiente da sala de aula, através de práticas leitoras, desenvolvendo o letramento racial, para combater o racismo estrutural, valorizando a cultura e a história afro-brasileira com uma visão não eurocentrista, fortalecendo a identidade negra entre estudantes e suas famílias, sensibilizando toda comunidade escolar para esse tema pouco trabalhado nas escolas. Procuramos contemplar nesse projeto autores cearenses e obras literárias da Coleção Paic, Prosa e Poesia. Nossos estudos estão respaldados nos aportes teóricos dos autores: Souza(2009), Cosson (2022), Souza(2011), Baldi(2009) e Sousa(2008). Desta forma a escolha dos textos foi dada com enfoque não apenas às histórias, mas aos elementos externos, manifestações artísticas, questões apresentadas e o valor das obras literárias. Embora a literatura afro-brasileira seja produzida desde muito tempo, não é trabalhada e valorizada pelos leitores. Escolha de obras literárias que trabalha cultura, representatividade, questões raciais com protagonismo de personagens afrodescendentes, com uma característica que traz a presença de um eu lírico que rejeita identidade eurocentrista imposta a ele pelo outro e desafia assumir a escrita de sua própria história, com escolha de temas que permitam que crianças negras se reconheçam e faça com que as brancas notem que não são apenas elas que protagonizam as obras apresentadas na literatura, fazem que este projeto contribua para o letramento racial, objetivando uma representatividade para alunos, que despertem para a prática leitora, e para valorização da cultura africana, não apenas na escola, mas, em toda comunidade, contribuindo e consolidando uma educação antirracista.