O presente trabalho nasceu a partir de algo curioso e muito significativo ocorrido na sala de aula: a visita de um tatuzinho de jardim que chamou a atenção de todos. Acolhendo o interesse das crianças, este visitante inusitado, ganhou um lar e um nome. A partir de então, surgiu a ideia de construir um jardim na escola para que outros “visitantes” pudessem chegar, além disso, o processo de construção e manutenção do jardim potencializou múltiplas aprendizagens. Para tanto, foram utilizados os nomes das plantas, insetos e utensílios utilizados como campo semântico nas práticas sistemáticas de alfabetização, foram feitas listas de palavras, e análise fonológica de palavras do campo semântico jardim. Em seguida, foi realizado o registro e arquivamento em um álbum para consultas futuras. E ao longo deste tempo contou-se com a colaboração de muitas mães e avós que doaram mudas das plantas de seus jardins para a escola, as mudas foram chegando e enfeitando a sala, deixando-a mais cheia de vida, e enquanto a turma ía observando as espécies e pesquisando um pouco sobre elas na internet.Ao final do projeto os estudantes aprimoraram o processo de aquisição da leitura e da escrita a partir de vivências concretas com a natureza relacionadas a atividades sistematizadas de alfabetização (utilizando-a como campo semântico); ampliaram competências científicas, artísticas e socioemocionais.