A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação, o desenvolvimento e a aprendizagem de todos, sem exceção. É nessa perspectiva, que o referido estudo foi desenvolvido, tendo como eixo norteador, a análise dos principais desafios e importância da adaptação curricular a partir do Plano Educacional Individualizado (PEI). Por se tratar de ser um tema de suma importância na educação, o presente estudo realizou uma revisão integrativa de estudos nacionais sobre o PEI a fim de responder algumas questões norteadoras: os estudos operacionalizam o PEI? Demonstram sua contribuição para a inclusão escolar? No objetivo geral, se propôs realizar análises a partir de revisões literárias sobre as referidas temáticas, discorrendo sobre os conceitos fundamentais e funções do PEI na aplicabilidade da educação inclusiva da criança com deficiência intelectual na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base, o estudo qualitativo, ancorado nos principais autores que comungam com o objetos de estudo MENDES; SILVA; PLETSH, (2011); TENÓRIO; FERRAZ; PINTO, (2015). A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico. Esperamos como resultado, a produção e socialização de conhecimentos, ressaltando a importância do estudo e aplicabilidade do PEI nas práticas educativas de inclusão de crianças com DI nas escolas.