Dentre as diversas problemáticas enfrentadas no âmbito educacional, este trabalho destaca as dificuldades de aprendizagem, com foco na disciplina de Química, geralmente tida como complexa entre estudantes do Ensino Médio. Considerando isso, torna-se necessário que o docente busque metodologias visando melhor aproveitamento do conhecimento. Desse modo, na presente pesquisa tem como objetivo de identificar a relação entre conteúdos, metodologias e as dificuldades de aprendizagens no componente curricular de Química do Ensino Médio apontadas em pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de uma Universidade Pública do Agreste de Pernambuco. Com relação a classificação da pesquisa, esta tem natureza básica, qualitativa e exploratória. Então foi realizado uma análise bibliográfica, dos sete (07) TCCs encontrados, limitados ao período de 2014 a 2023, publicados no Repositório Digital ATTENA, os trabalhos foram tratadas e classificadas em categorias com base no objetivo: A) Os tipos de dificuldades de aprendizagem em Química associadas aos discentes do Ensino Médio; B) Relação entre conteúdo-metodologia e dificuldades de aprendizagem. A partir disso, observou-se que a linguagem científica incomum entre os estudantes e a falta de contextualização dificultam a compreensão dos conteúdos, como, Química Orgânica, Físico-química e Química Geral, por parte dos estudantes, levando-os a uma aprendizagem fragilizada dos conceitos. Assim, as dificuldades ressaltadas indicam que a falta de contextualização ocasiona a baixa compreensão dos conteúdos. Desse modo, a utilização de metodologias diversificadas pode tornar o conteúdo mais atrativo, oportunizando a contextualização e favorecendo uma compreensão mais eficaz. Para tanto, o docente pode estar em busca de constante formação, visando o aperfeiçoamento da prática de ensino.