A História em Quadrinhos (HQ), trata-se de um gênero narrativo onde é possível que o autor narre histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Podem ser escritas por autores que tenham formação nesse nicho de escrita ou não, e, mesmo possuindo linguagem verbal e não-verbal as HQ’s devem ter em sua composição um enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. As HQ’s foram por muito tempo consideradas como uma manifestação reduzida da arte literária. Porém, a variedade de publicações e a qualidade das narrativas fizeram com que leitores e estudiosos dessem “palco” para esse tipo de gênero, e assim o incluíssem como ferramenta metodológica. Nos últimos anos tem sido notável o aumento do número de estudos envolvendo o uso das HQ’s como ferramenta didática de ensino. Desse modo, este estudo buscou por meio de uma revisão sistemática de literatura, levantar alguns estudos pertinentes sobre o potencial de uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta didática no processo de ensino. Os resultados evidenciaram que a utilização de HQ’s como ferramenta didática interdisciplinar em sala de aula tem se popularizado. Mediante ao exposto, é possível considerar que a História em Quadrinhos é uma excelente ferramenta didática para o ensino, visto que tem se mostrado consideravelmente eficaz no processo de ensino-aprendizagem, tendo sua utilização aceita tanto por estudantes quanto por professores.