Este trabalho tem como objetivo apresentar no formato de relato de experiências as atividades desenvolvidas no projeto de alfabetização do Instituto Cores do Mará, em São Luís/MA. O relato de experiência se concentra nas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023, no contraturno escolar, com 18 crianças entre 8 e 11 anos, que ainda não haviam consolidado a alfabetização. Formando uma classe multisseriada com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento em encontros semanais de 2h. Com o objetivo de promover uma alfabetização que respeitasse as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada criança, a partir de uma perspectiva humanizadora. A metodologia adotada incluiu práticas pedagógicas centradas na criança, que priorizaram a interação, a colaboração e o desenvolvimento integral. As atividades pedagógicas foram diversificadas, abrangendo jogos educativos, contação de histórias e uso de materiais concretos, que facilitaram a compreensão dos conteúdos de forma lúdica e significativa. A avaliação contínua foi um componente essencial do projeto, permitindo um acompanhamento próximo e personalizado do progresso de cada criança. Os educadores puderam identificar as necessidades específicas de cada estudante e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário, garantindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Os resultados evidenciaram que a abordagem humanizadora, ao focar no respeito às diferenças e no estímulo ao desenvolvimento integral, criou um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. As crianças demonstraram avanços significativos não apenas na aquisição de habilidades cognitivas, mas também no desenvolvimento socioemocional, na autoestima e na capacidade de trabalhar em grupo. A experiência mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz e humanizado, proporcionando às crianças uma segunda oportunidade de consolidar a alfabetização de forma completa e significativa.