Por ser a escola um espaço bastante diverso, na sala de aula surgem muitos exemplos de variação da língua. Em se tratando de turmas de alfabetização, se faz necessário um olhar mais atento, uma vez que, a variação linguística utilizada pelos alunos pode se fazer presente não apenas na oralidade, pois acaba sendo transferida muitas vezes para a escrita. Ao observar a maneira como os alunos interagem em situações comunicativas, é possível perceber a presença de usos linguísticos cada vez mais informais, diante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância em promover o respeito aos diferentes falares presentes na sala de aula, bem como a relevância em adequar oralidade e escrita aos diferentes contextos comunicativos. Este debate é proposto a partir da realização de atividades sequenciadas, embasadas pelas concepções de Bagno (2007) e (2015) e Bortoni- Ricardo (2004), que nortearam esta experiência vivenciada com alunos do 2º ano do ensino fundamental, de maneira a propor um ensino baseado na valorização e respeito à diversidade linguística, por meio de atividades lúdicas e reflexivas sobre uso da língua em diferentes contextos.