Este artigo propõe uma investigação sobre a integração das práticas somáticas, dialogando com a dança contemporânea como uma proposta artístico-pedagógica para se trabalhar com crianças. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nos princípios das práticas somáticas, que enfatizam o diálogo sensório-motor-cognitivo entre corpo e mente e a escuta do corpo. Objetivou-se criar situações artístico - pedagógicas que dialoguem com os saberes infantis no campo da Arte/Dança e práticas somáticas preservando a espontaneidade da criança. A pesquisa foi realizada em um contexto educacional, com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, Campus Fortaleza, utilizando propostas lúdicas como: interações corporais para o ensino com crianças, unindo dança e práticas somáticas. Para tanto utilizaremos as/os seguintes autores: Isabel Marques , Jussara Miller e Jorge Larrosa. Os principais achados indicaram que a integração proporcionou uma experiência de aprendizagem significativa, que possibilitou o desenvolvimento da consciência corporal, expressão criativa e da capacidade de reflexão crítica. Esses resultados sugerem que tal abordagem pode contribuir para uma educação mais holística e emancipatória, pensando principalmente nas infâncias e na capacitação de licenciandas/os. Compreende-se que abordagens como essa promovem o desenvolvimento estético - cognitivo das crianças, além de estimular a criatividade e a autonomia, potencializando a espontaneidade das crianças e a expressão artística de maneira que possam experienciar vivências enriquecedoras. Visou-se, nessa perspectiva, romper com as práticas mecânicas na Educação Infantil que isolam as crianças entre as quatro paredes das salas de aula com finalidades exclusivamente conteudistas. Explorou-se, nessa experiência do viés da soma, o corpo em movimento e ainda o corpo em relação ao espaço, tempo e às sensações que o outro e os outros podem nos provocar e, consequentemente, a relação com todos os outros elementos da cena, numa colheita de vivências e momentos cênicos em constante escolha.