A educação é de suma importância no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Em um cenário que jovens em situação de vulnerabilidade social e com deficiências são excluídos do processo de aprendizagem, surge a necessidade de se pensar estratégias para uma educação inclusiva, admitindo decisões imediatas que promovam equidade e torne a escola um lugar que oportunize a formação integral de cidadãos. Diante do exposto, este trabalho relata a metodologia e os desafios de um projeto de extensão do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra (IFFCASJB), denominado Florescer Cognitivo, criado em parceria com o poder Público Municipal e desenvolvido com a participação de professores, bolsistas, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e voluntários. O projeto objetiva preencher uma lacuna no que se refere a educação especial e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social com deficiência intelectual e/ou física, promovendo oficinas voltadas a formação humana, com metodologia integrativa baseada na valorização e respeito pela diversidade, complexidade e singularidade de cada indivíduo, internalizando os saberes e promovendo a aquisição de competências e habilidades. A oficina consiste em trabalhar conteúdos com aulas temáticas associadas a práticas integrativas, ao uso de protótipos, materiais educacionais adaptados, a jogos cognitivos, a trabalhos manuais para montagem de jardim sensorial e atividades lúdicas que desenvolvem a mobilidade e coordenação motora. A metodologia proposta consolida a interdisciplinaridade, promove um ambiente integrativo, inclusivo e eficaz para o desenvolvimento e a valorização dos alunos integrantes do projeto. A divulgação das ações busca dar visibilidade aos problemas enfrentados e às potencialidades de cada indivíduo.