O objetivo do estudo focal é investigar a importância da formação continuada na melhoria do desempenho docente e demonstrar sua relevância nos contextos educacionais atuais no Brasil. O referencial teórico e metodológico baseia-se na teoria de ensino na atualidade e enfatiza a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo para enfrentar os diferentes desafios e necessidades do mundo educacional. O método utilizado para receber esses dados dos docentes abrange a coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, incluindo trabalho de campo, questionários e entrevistas, e uma explicação completa do impacto da formação continuada nas atividades docentes. Os resultados da pesquisa mostraram que a participação em programas de educação continuada está associada à melhoria das competências dos professores e reflete positivamente no desempenho dos alunos. Foi encontrada uma relação entre a formação contínua e a implementação eficaz de novos métodos de ensino, o que demonstrou a capacidade dos educadores para enfrentar novos desafios docentes. Este estudo contribui para compreender a importância da formação continuada para promover a qualidade da educação e apoia a necessidade de políticas públicas e investimentos educacionais que tenham como foco a priorização, valorização e o desenvolvimento profissional dos professores como um benefício para todo o sistema educacional no Brasil.