TDIC E A GESTÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA/PE EM ATIVIDADES BUROCRÁTICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113384 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6437 "inscrito_id" => 16771 "titulo" => "TDIC E A GESTÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA/PE EM ATIVIDADES BUROCRÁTICAS" "resumo" => "A mudança do olhar sobre a educação a partir das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) promoveu não apenas a revolução digital da sala de aula mas sobre a necessidade de otimização do tempo da gestão escolar para os processos pedagógicos, haja visto a grande defasagem nos saberes e a necessidade de diversas formas de trabalho para promoção da recomposição das aprendizagens entre os estudantes. A facilidade em promover formação e encontros virtuais para tratar de temas e projetos diversos da rede de ensino ou mesmo internas da unidade escolar esbarra sobre o entojo docente em estar diante de uma tela por horas enquanto muitas vezes divide a atenção com tantas outras atividades. Assim, a partir de um relato de experiência, propomos a reflexão sobre instrumentos que podem auxiliar o dia a dia e são soluções alternativas diante da falta de um sistema robusto (ou mesmo simples) que facilite o atendimento às demandas burocráticas e pedagógicas que lhe são dirigidas. A alimentação de uma agenda virtual sincronizada pode poupar tempo e facilitar a comunicação com pais de estudantes. Os documentos compartilhados em nuvem podem ser acessados de diferentes lugares. O calendário virtual torna as datas e ações da escola ainda mais presentes. Os registros virtuais facilitam a busca por informações da rotina escolar, tão viva e sem roteiros fixos. Atrelar ferramentas tecnológicas a rotinas administrativas permitem que haja ganhos a médio e longo prazos, de forma incontestável, conferindo à gestão a marca de modernidade, eficiência e controle para se “gastar energia” com aquilo que realmente é o papel mais importante: o pedagógico. Tal movimento permitiu que houvesse mais tempo e possibilidades de acompanhamento temporal sobre processos de aprendizagem, além de nova motivação para servidores que se reinventaram, pois a tecnologia lhes parecia distante pela falta de conhecimento e/ou orientação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16771_TB6437_06062024194726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.silva@cabo.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113384 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6437 "inscrito_id" => 16771 "titulo" => "TDIC E A GESTÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA/PE EM ATIVIDADES BUROCRÁTICAS" "resumo" => "A mudança do olhar sobre a educação a partir das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) promoveu não apenas a revolução digital da sala de aula mas sobre a necessidade de otimização do tempo da gestão escolar para os processos pedagógicos, haja visto a grande defasagem nos saberes e a necessidade de diversas formas de trabalho para promoção da recomposição das aprendizagens entre os estudantes. A facilidade em promover formação e encontros virtuais para tratar de temas e projetos diversos da rede de ensino ou mesmo internas da unidade escolar esbarra sobre o entojo docente em estar diante de uma tela por horas enquanto muitas vezes divide a atenção com tantas outras atividades. Assim, a partir de um relato de experiência, propomos a reflexão sobre instrumentos que podem auxiliar o dia a dia e são soluções alternativas diante da falta de um sistema robusto (ou mesmo simples) que facilite o atendimento às demandas burocráticas e pedagógicas que lhe são dirigidas. A alimentação de uma agenda virtual sincronizada pode poupar tempo e facilitar a comunicação com pais de estudantes. Os documentos compartilhados em nuvem podem ser acessados de diferentes lugares. O calendário virtual torna as datas e ações da escola ainda mais presentes. Os registros virtuais facilitam a busca por informações da rotina escolar, tão viva e sem roteiros fixos. Atrelar ferramentas tecnológicas a rotinas administrativas permitem que haja ganhos a médio e longo prazos, de forma incontestável, conferindo à gestão a marca de modernidade, eficiência e controle para se “gastar energia” com aquilo que realmente é o papel mais importante: o pedagógico. Tal movimento permitiu que houvesse mais tempo e possibilidades de acompanhamento temporal sobre processos de aprendizagem, além de nova motivação para servidores que se reinventaram, pois a tecnologia lhes parecia distante pela falta de conhecimento e/ou orientação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16771_TB6437_06062024194726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.silva@cabo.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }