A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPECTATIVAS E REALIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110739 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2621 "inscrito_id" => 10399 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPECTATIVAS E REALIDADES" "resumo" => "A educação brasileira passou por diversas mudanças ao longo da sua história. Sendo pensada inicialmente para a classe rica e dominante, hoje, educação se constitui enquanto direito para todas as pessoas, e para tanto, temos a educação pública. Muitas lutas foram e ainda são travadas para que isso aconteça de maneira garantida e com qualidade para todos e todas. Não obstante, por vezes, notamos o sucateamento e a desvalorização dos profissionais e da escola como instituição pública onde deve ser realizado o direito à educação. No trabalho em questão, iremos abordar a formação docente e o contraste entre as expectativas e realidades vividas no processo de formação inicial de professores, ressaltando a diversidade humana e a unidade do ser humano, em meio à multiplicidade social. O trabalho tem por objetivo abordar e discutir sobre as conquistas e retrocessos que afetam a formação inicial de licenciandos, seus desafios, obstáculos, possibilidades e as distintas afetações que a academia pode provocar ao discente durante sua formação inicial. Para tanto, a abordagem parte de autores como Gatti et al (2019), que formula sobre a educação superior, António Nóvoa (2017) no que diz à formação de professores, Coulon (2008), que, concebe algumas das dificuldades vividas por discentes do Ensino Superior no processo de afiliação e Frankl (2008) que colabora com o texto trazendo sobre o “Sentido de Vida”. Para tornar-se professor é necessário abrir-se para a profissão, reconhecer as possibilidades e desafios do magistério e travar as lutas necessárias para garantir os diretos educacionais de toda e qualquer pessoa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10399_TB2621_27102024202243.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DAMASCENO KREUTZFELD" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandrodk@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110739 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2621 "inscrito_id" => 10399 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPECTATIVAS E REALIDADES" "resumo" => "A educação brasileira passou por diversas mudanças ao longo da sua história. Sendo pensada inicialmente para a classe rica e dominante, hoje, educação se constitui enquanto direito para todas as pessoas, e para tanto, temos a educação pública. Muitas lutas foram e ainda são travadas para que isso aconteça de maneira garantida e com qualidade para todos e todas. Não obstante, por vezes, notamos o sucateamento e a desvalorização dos profissionais e da escola como instituição pública onde deve ser realizado o direito à educação. No trabalho em questão, iremos abordar a formação docente e o contraste entre as expectativas e realidades vividas no processo de formação inicial de professores, ressaltando a diversidade humana e a unidade do ser humano, em meio à multiplicidade social. O trabalho tem por objetivo abordar e discutir sobre as conquistas e retrocessos que afetam a formação inicial de licenciandos, seus desafios, obstáculos, possibilidades e as distintas afetações que a academia pode provocar ao discente durante sua formação inicial. Para tanto, a abordagem parte de autores como Gatti et al (2019), que formula sobre a educação superior, António Nóvoa (2017) no que diz à formação de professores, Coulon (2008), que, concebe algumas das dificuldades vividas por discentes do Ensino Superior no processo de afiliação e Frankl (2008) que colabora com o texto trazendo sobre o “Sentido de Vida”. Para tornar-se professor é necessário abrir-se para a profissão, reconhecer as possibilidades e desafios do magistério e travar as lutas necessárias para garantir os diretos educacionais de toda e qualquer pessoa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10399_TB2621_27102024202243.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DAMASCENO KREUTZFELD" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandrodk@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }