Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA E AFETIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: INVESTIGANDO SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109511
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 3359
    "titulo" => "CULTURA E AFETIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: INVESTIGANDO SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a influência que a afetividade docente representa no processo de alfabetização dos alunos. É destacada a importância do componente afetivo no ambiente educacional, enfatizando seu impacto na aprendizagem e na formação da identidade. Argumenta-se que a falta de integração cultural na escola pode impedir que crianças, mesmo sem deficiências cognitivas, se tornem alfabetizadas. Propõe-se a inclusão do aspecto afetivo no currículo, especialmente durante a alfabetização, com ênfase no sentimento de pertencimento como parte do ensino. A motivação pessoal é vista como fundamental para o sucesso na alfabetização. A abordagem pedagógica tradicional é criticada por não se adaptar aos diferentes contextos culturais dos alunos, sendo necessária uma maior flexibilidade. A interligação entre alfabetização, cultura e afetividade é explorada, ressaltando a importância de repensar as práticas pedagógicas para abraçar a diversidade. O principal referencial teórico utilizado foi: Wallon (1978), Freire (2004), Ferreiro (1991), Teberosky (1999) e Cagliari (1998). A hipótese é a de que a afetividade possui influência no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa utiliza-se do método dialético, afim de se ter um embasamento teórico para afirmar e refutar as hipóteses apresentadas durante o desenvolvimento da pesquisa. O método dialético com o objetivo de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. O trabalho utiliza-se da pesquisa exploratória e qualitativa, tendo sido realizada uma revisão de literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3359_TB897_15102024160952.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA PISSINATTI"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isabela.pissinatti@unesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109511
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 3359
    "titulo" => "CULTURA E AFETIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: INVESTIGANDO SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a influência que a afetividade docente representa no processo de alfabetização dos alunos. É destacada a importância do componente afetivo no ambiente educacional, enfatizando seu impacto na aprendizagem e na formação da identidade. Argumenta-se que a falta de integração cultural na escola pode impedir que crianças, mesmo sem deficiências cognitivas, se tornem alfabetizadas. Propõe-se a inclusão do aspecto afetivo no currículo, especialmente durante a alfabetização, com ênfase no sentimento de pertencimento como parte do ensino. A motivação pessoal é vista como fundamental para o sucesso na alfabetização. A abordagem pedagógica tradicional é criticada por não se adaptar aos diferentes contextos culturais dos alunos, sendo necessária uma maior flexibilidade. A interligação entre alfabetização, cultura e afetividade é explorada, ressaltando a importância de repensar as práticas pedagógicas para abraçar a diversidade. O principal referencial teórico utilizado foi: Wallon (1978), Freire (2004), Ferreiro (1991), Teberosky (1999) e Cagliari (1998). A hipótese é a de que a afetividade possui influência no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa utiliza-se do método dialético, afim de se ter um embasamento teórico para afirmar e refutar as hipóteses apresentadas durante o desenvolvimento da pesquisa. O método dialético com o objetivo de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. O trabalho utiliza-se da pesquisa exploratória e qualitativa, tendo sido realizada uma revisão de literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3359_TB897_15102024160952.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA PISSINATTI"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isabela.pissinatti@unesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a influência que a afetividade docente representa no processo de alfabetização dos alunos. É destacada a importância do componente afetivo no ambiente educacional, enfatizando seu impacto na aprendizagem e na formação da identidade. Argumenta-se que a falta de integração cultural na escola pode impedir que crianças, mesmo sem deficiências cognitivas, se tornem alfabetizadas. Propõe-se a inclusão do aspecto afetivo no currículo, especialmente durante a alfabetização, com ênfase no sentimento de pertencimento como parte do ensino. A motivação pessoal é vista como fundamental para o sucesso na alfabetização. A abordagem pedagógica tradicional é criticada por não se adaptar aos diferentes contextos culturais dos alunos, sendo necessária uma maior flexibilidade. A interligação entre alfabetização, cultura e afetividade é explorada, ressaltando a importância de repensar as práticas pedagógicas para abraçar a diversidade. O principal referencial teórico utilizado foi: Wallon (1978), Freire (2004), Ferreiro (1991), Teberosky (1999) e Cagliari (1998). A hipótese é a de que a afetividade possui influência no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa utiliza-se do método dialético, afim de se ter um embasamento teórico para afirmar e refutar as hipóteses apresentadas durante o desenvolvimento da pesquisa. O método dialético com o objetivo de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. O trabalho utiliza-se da pesquisa exploratória e qualitativa, tendo sido realizada uma revisão de literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.